Escola de Estoi vence concurso ‘Vamos dar Vida aos Resíduos’

Escola de Estoi vence concurso ‘Vamos dar Vida aos Resíduos’

347
PARTILHE
escola estoi
Entrega do prémio na escola Básica 2, 3 Poeta Emiliano da Costa (Foto: DR)

A 6ª Edição do concurso escolar “Vamos dar Vida aos Resíduos”, ano lectivo de 2017/2018, promovido pelo Sistema Multimunicipal Algar, S.A., chegou ao fim e já tem vencedor, a Escola Básica 2, 3 Poeta Emiliano da Costa (Estoi).

O concurso contou com a adesão de 42 escolas, abrangendo uma população de 21 mil alunos. Durante cinco meses “Brigadas da Reciclagem” participaram em acções de sensibilização, fiscalizaram os resíduos produzidos em recinto escolar e elaboraram planos para garantirem que os resíduos, desde a sua origem até ao destino final, recebiam tratamento adequado à sua valorização.

Com estas iniciativas melhoraram-se processos de contentorização e sinalização existentes nos espaços escolares, permitindo uma separação/deposição dos recicláveis mais eficaz. O resultado do trabalho final foi fantástico, contabilizaram-se 118 mil e 829 quilos de resíduos recicláveis correctamente encaminhados pelas 42 escolas, com destino à valorização.

Também as áreas residenciais circundantes às escolas foram envolvidas neste processo, aderindo às campanhas de sensibilização promovidas pelos alunos com a colaboração da Algar para a recolha dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE).

A execução dos Planos de Gestão dos Resíduos criados pelas Escolas contaram com o apoio da Algar através da entrega de um total de 450 equipamentos, nomeadamente, ecobags para a deposição selectiva nas salas de aula; contentores específicos para a colocação dos resíduos eléctricos e electrónicos e pilhões para a deposição de pilhas e acumuladores.

 Famílias envolveram-se com afinco nesta causa

A Escola Básica 2, 3 Poeta Emiliano da Costa destacou-se nesta 6ª edição do concurso apresentando o melhor resultado no “Ranking de Resíduos Recicláveis Recolhidos” com um total de 11.520 quilos de resíduos, tendo recebido um computador de última geração como reconhecimento pelo mérito alcançado.

A Algar sorteou ainda um Tablet entre os alunos que fizeram parte da equipa “Brigada da Reciclagem”, impulsionadores de várias campanhas de sensibilização realizadas dentro e fora da escola. Todos os participantes receberam Ecobags para separarem os recicláveis nas suas casas e dessa forma continuarem com o bom trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano lectivo.

A professora Maria Conceição da Graça, que acompanhou a implementação do projecto na escola vencedora, partilhou com a Algar: “De facto, o concurso ‘Vamos dar vida aos resíduos’ que a nossa escola Poeta Emiliano da Costa abraça, pelo 3° ano consecutivo, tem contribuído largamente para sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da separação dos resíduos.

O trabalho desenvolvido na escola com os alunos repercutiu-se nas suas famílias que se envolveram com afinco nesta causa.

De salientar que projectos como este dão vida a uma escola, pois professores, alunos e funcionários, unem-se em prol de um projecto comum”.

A Algar pretende continuar a promover este género de iniciativas, pelo que no próximo ano lectivo o projecto irá voltar trazendo novidades.

“A produção de resíduos é uma preocupação crescente e é nossa responsabilidade garantirmos que os resíduos recicláveis produzidos sejam na sua totalidade encaminhados para reciclagem, de modo a minimizarmos o impacte ambiental na região.

O objectivo destas iniciativas será sempre continuarmos a passar a mensagem de que as boas práticas ambientais desenvolvidas poderão trazer inúmeros benefícios no que respeita à qualidade de vida, não só do espaço escolar mas também de toda a comunidade e ainda contribuir para a formação pessoal destes alunos, que serão os futuros agentes de mudança da sociedade”, diz Telma Robim, administradora Executiva da Algar.

Facebook Comments

Comentários no Facebook