Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve vence prémios em concurso nacional

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve vence prémios em concurso nacional

380
PARTILHE
Esta foi a terceira edição do concurso (Foto: D.R.)
Esta foi a terceira edição do concurso (Foto: D.R.)

O Programa Eco-Escolas, pelo terceiro na consecutivo, apresentou o Concurso Alimentação Saudável e Sustentável. A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve venceu dois primeiros prémios nas categorias Eco-Ementas e Eco-Cozinheiros.

Foram 227 escolas que participaram no concurso e nas diversas actividades propostas que tinham, em primeiro lugar, o objectivo de motivar a investigação sobre os alimentos e os hábitos alimentares. E, em segundo, o de incentivar a divulgação de atitudes saudáveis e sustentáveis. Isto, através da elaboração de propostas concretas, que, futuramente, pudessem fazer diferença na alimentação quotidiana das crianças e dos jovens, tanto nas escolas, como em casa.

Pela primeira vez, o Programa Eco-Escolas lançou ainda o desafio “A história de um alimento bio”, destinado aos jardins-de-infância e ao primeiro ciclo. O objectivo era o criar uma história que relatasse a vida de um alimento bio, do solo, até ao prato, de maneira a trabalhar com os alunos a questão da origem e do cultivo desse mesmo alimento.

A categoria Eco-Ementas, que deu o primeiro lugar à Escola de Hotelaria e Turismo, consistia na realização de uma ementa completa de almoço, com sopa, prato principal, sobremesa e bebida, adequada à estação Primavera/ Verão, para quatro pessoas.

- Pub -

Com a coordenação da professora Marília Moura Mendes, os alunos apresentaram como entrada um gaspacho mediterrâneo, seguindo-se como prato principal um hambúrguer de pescada e cascas de cenoura, batata doce fatiada, com cenoura e feijão verde salteados. Como sobremesa laranja laminada com canela. Para a bebida, a escolha foi uma água aromatizada com citrinos e gengibre.

Já na categoria Eco-Cozinheiros, onde a mesma escola recebeu também a medalha de ouro, os alunos teriam que apresentar um vídeo da confecção de uma ementa. No vídeo, que não poderia exceder os três minutos, teria que ser explicada cada etapa de confecção, bem como o motivo da escolha de ingredientes saudáveis e sustentáveis. Os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo, mais uma vez coordenados pela professora Marília Moura Mendes apresentaram três vídeos com uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.

No final do concurso, em 190 trabalhos apresentados, foram premiados 37, com o apoio do parceiro do projecto, Jerónimo Martins.

Para Paula Vicente, directora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve: “Este é o resultado de um trabalho diário desenvolvido com os jovens nestas temáticas da promoção da responsabilidade ambiental e da sustentabilidade, fundamentais para a nossa missão de educação para um turismo sustentável”.

Ementa vencedora da Categoria Eco-Ementas: https://alimentacaosaudavelesustentavel.abae.pt/trabalhos-2017-18/trabalho/?school=3554&activity=5&work=1

Vídeos vencedores da Categoria Eco-Cozinheiros: https://alimentacaosaudavelesustentavel.abae.pt/trabalhos-2017-18/trabalho/?school=3554&activity=6&work=1

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Comentários no Facebook