ETIC Algarve, a escola-empresa com 90% de taxa de empregabilidade

ETIC Algarve, a escola-empresa com 90% de taxa de empregabilidade

493
PARTILHE
etic1
A escola conta com cerca de 200 alunos anuais (Foto: DR)

A Escola de Tecnologias, Inovação e Criação existe há 26 anos, mas foi em 2010 que se instalou no Algarve, em Portimão. Mais tarde, em 2014, mudou-se para Faro, onde se encontra sediada no Mercado Municipal.

Estamos a falar de uma escola com 22 cursos nas mais diversas áreas técnicas: Videojogos, Design, Fotografia, Som, Artes Performativas, Marketing Digital, Cinema, Programação, Animação, entre outras.

Nuno Ribeiro, formador da escola de Lisboa, deparou-se com uma lacuna na formação destas áreas na região mais a sul de Portugal. Foi assim, que trouxe a ETIC para o Algarve.

ETIC_Algarve destaca-se pelas oportunidades que dá aos alunos

Segundo o director da escola, a ETIC destaca-se por ter uma forte ligação com o mercado de trabalho, uma vez que todos os alunos são colocados em situações práticas e reais. “Nós costumamos dizer que a ETIC é uma escola-empresa, onde não há professores, há profissionais a dar aulas e não há alunos, há futuros colegas de trabalho”, refere Nuno Ribeiro, dando o exemplo da formadora Vera Casaca, “formadora para a área de Vídeo e que se estreou enquanto realizadora, tendo incluído na sua equipa vários alunos”.

Para além disso, o director explicou ainda ao POSTAL que “a missão da ETIC_Algarve não se esgota na sala de aula, procurando, antes pelo contrário, sempre oportunidades direccionadas para o crescimento técnico, profissional e humano dos nossos formandos”. Exemplo flagrante são as oportunidades e apoio que a escola proporciona, e tem vindo a proporcionar, aos alunos, em diversos eventos e projectos. Em 2017, no “Lisbon Week Games”, a ETIC_Algarve promoveu e apoiou a participação de um aluno do curso de “Game Design”, com um stand para a promoção do videojogo desenvolvido durante o curso. Jogo esse, que acabou por se tornar finalista do “Nordic Game Discovery Contest” e nos “Prémios da Playstation”. Outro dos exemplos é a integração de cinco alunos do curso de Fotografia na equipa de reportagem fotográfica do “Rock in Rio”, pela terceira edição consecutiva. Ainda de realçar o facto de ex-alunos das áreas de Vídeo e Fotografia estarem envolvidos em diversos eventos do “365 Algarve”.

Nuno Ribeiro acrescenta ainda ao POSTAL que “apostamos igualmente na projecção e divulgação dos projectos desenvolvidos em contexto curricular, submetendo-os a diversos Festivais e Concursos. Muitos deles já culminaram em diversas nomeações: ‘Prémios Sophia Estudante’, ‘Shortcutz’, ‘Faro’ e ‘FEST – New Directors | New Films Festival de Espinho’”.

Escola tem várias novidades para o próximo ano lectivo

Questionado sobre a taxa de empregabilidade dos seus 200 alunos anuais, o director explica que apesar de muitos deles já trabalharem e de terem idades compreendidas entre os 18 e os 50 anos, a taxa ronda os 90 por cento, sendo que em muitas áreas há até mais procura do que oferta. Para o ano lectivo que se avizinha, a escola apresenta novidades, em primeiro lugar a abertura de dois novos cursos: Interpretação para Cinema e TV e Programação Web e Mobile. Em segundo, a possibilidade de todos os alunos ou ex-alunos de cursos de dois anos poderem obter licenciatura, realizando o último ano de estudos em Praga, na República Checa.

“Sempre inquietos e ‘loucos’ procuramos ainda desafios novos para os nossos alunos seja em projectos como o ‘Lábia – Laboratório de Ideias ETIC’; o ‘ETIP – Truques & Dicas’; o ‘Live InSight’ ou o ‘Bounce Music Fest’. Também estamos agora a finalizar o nosso mais recente projecto, que apesar de ainda ser surpresa, podemos revelar o nome: ‘LU.PA’, que promete lançar um outro olhar sobre a cultura no Algarve”. Todos estes projectos podem ser consultados no site da escola em www.eticalgarve.com. Por fim, Nuno Ribeiro afirma ao POSTAL que: “se soubesse o que sei hoje já tinha trazido esta escola para o Algarve”.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook