Investigadores da UAlg obtêm Prémio Atlas Elsevier

Investigadores da UAlg obtêm Prémio Atlas Elsevier

345
PARTILHE

 

saul
Artigo obteve o segundo lugar nos Prémios Atlas Elsevier (Foto: D.R.)

O artigo “Depression and quality of life in older adults: Mediation effect of sleep quality” (Depressão e qualidade de vida em idosos: Mediação da qualidade do sono) obteve o segundo lugar nos Prémios Atlas Elsevier.

Elsevier é a maior editora de literatura médica e científica do mundo, indexando as principais revistas das mais diversas áreas científicas.

Sob o lema “Research for a better world” (Investigar para um mundo melhor), mensalmente são nomeados dez artigos de diversas áreas científicas, de entre os vários milhares de artigos publicados nas revistas indexadas na Elsevier, visando distinguir a investigação que pode ter um impacto significativo na vida das pessoas (“research that could significantly impact people’s lives around the world”).

- Pub -

O artigo foi publicado no primeiro número de 2018 da revista International Journal of Clinical and Health Psychology, a qual se encontra no quartil 1 da Scopus e tem um factor de impacto de 3.9, sendo actualmente a revista melhor classificada no âmbito da Psicologia em Espanha e a 14ª desta área científica no mundo.

Artigo integrou tese de doutoramento em Psicologia da UAlg de Nathalia Becker

Este artigo integrou a tese de doutoramento em Psicologia da Universidade do Algarve de Nathalia Becker, primeira autora, orientada por Saúl Neves de Jesus, segundo autor deste artigo.

Saúl de Jesus, actual vice-reitor da UAlg, tem orientado diversas teses de mestrado e de doutoramento centradas sobre a qualidade de vida, em geral, e a qualidade do sono, em particular.

Saul Neves de Jesus é natural de Olhão (Foto D.R.)
Saúl de Jesus, actual vice-reitor da UAlg, é o segundo autor do artigo (Foto D.R.)

De entre os trabalhos realizados neste domínio conta-se a validação para a população portuguesa da “Escala de Saúde do Sono” e do “Inventário de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI)”, sendo este último o questionário mais utilizado a nível internacional para avaliar a qualidade do sono.

O reconhecimento da investigação desenvolvida neste domínio tem-se traduzido na publicação de vários artigos científicos em revistas de elevado prestígio internacional, como sejam “Sleep Medicine”, “Psychiatry Research” e “Psychology, Health and Medicine”.

O artigo agora premiado, pode ser visto AQUI.

Facebook Comments

Comentários no Facebook