LIFE Hymemb premiado como um dos melhores projectos LIFE

LIFE Hymemb premiado como um dos melhores projectos LIFE

505
PARTILHE
Joaquim Peres esteve presente na cerimónia, que decorreu em Bruxelas (Foto: D.R.)
Joaquim Peres esteve presente na cerimónia, que decorreu em Bruxelas (Foto: D.R.)

O projecto HYMEMB, liderado pelo LNEC e que teve como parceiro a empresa Águas do Algarve, SA., foi seleccionado pela Comissão Europeia como um dos dez melhores projectos do programa Life da UE, dos anos 2016 e 2017, na categoria Ambiente.

Para tal os parceiros do projecto Life HYMEMB (LNEC e AdA) foram convidados a participar na cerimónia em Bruxelas de entrega do prémio, no passado dia 23 de Maio, integrada na EU Green Week 2018. A Águas do Algarve esteve representada no certame para receber o prémio com o LNEC, através do presidente eng.º Joaquim Peres e por colaboradores da Operação Água e Laboratório. O projecto HYMEMB foi financiado pelo programa “LIFE+ Environment Policy and Governance”.

O objectivo deste projecto foi demonstrar a viabilidade e sustentabilidade da introdução de processos de membrana avançados em estações de tratamento de água, para criar uma barreira mais segura e resiliente contra contaminantes emergentes na produção de água para consumo humano, diminuindo simultaneamente os impactes ambientais. Visou a utilização de um processo de tratamento híbrido inovador e avançado de adsorção a carvão activado em pó com microfiltração cerâmica, uma tecnologia de membranas de baixa pressão (menores consumos energéticos).

O projecto HyMemb abordou de uma forma inovadora a utilização de membranas cerâmicas PAC/ MF, utilizadas em muitos países europeus, mas não ainda em Portugal. O projecto HyMemb permitiu demonstrar que tecnologias PAC/MF permitem a produção de água de forma sustentável.

Comentários no Facebook