O papel do Ambiente para as autarquias do Algarve

O papel do Ambiente para as autarquias do Algarve

327
PARTILHE
ALCOUTIM
Crianças de Alcoutim plantaram 73 árvores (Fotos: D.R.)

Sendo esta uma edição especial dedicada ao Ambiente, o POSTAL resolveu fazer uma radiografia à região, com o objectivo de descobrir qual a importância do Ambiente para cada Município. Para tal questionámos as 16 autarquias do Algarve com três perguntas: quais os projectos que já foram desenvolvidos a nível ambiental, quais os que estão a decorrer e quais os planos para o futuro. Apesar de todas os municípios terem sido contactados, apenas sete responderam. Descubra com o POSTAL quais os projectos ambientais dos municípios de Vila do Bispo, Silves, Albufeira, Faro, São Brás de Alportel, Olhão e Alcoutim.

ALBUFEIRA

ALBUFEIRA

Projectos já realizados: Projecto “Albuestilha” em colaboração com a Ecoambiente, com o objectivo de reaproveitar a matéria verde para a produção de estilha.

- Pub -

Projectos a decorrer: Projecto “Chapim” com a colocação de mais de 50 ninhos em todo o concelho, sensibilizando a população escolar para a preservação de habitats e da sua biodiversidade.

Projectos futuros: Optimização do consumo de água para rega nos espaços verdes municipais com a instalação de estações meteorológicas; adaptação do sistema de rega com unidades telemétricas.

ALCOUTIM

ALCOUTIM

Projectos já realizados: Plantação de 73 árvores; Prevenção de incêndios com a Faixa de Gestão de Combustível; Condutas adutoras; Colocação de ecopontos; Acções de sensibilização nas escolas e Campanha Feche a Torneira.

Projectos a decorrer: ETAR; Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas; aquecimento de água das instalações desportivas com energia solar; desmaterialização de processos de atendimento do munícipe.

Projectos futuros: Utilização de energias renováveis; construção de novas infra estruturas de drenagem e tratamento de águas residuais.

FARO

All-focus

Projectos já realizados: Elaboração e promoção do Plano de Educação Ambiental; Dia Europeu sem Carros; Dia Mundial do Trânsito; Plantação de árvores e Observação e anilhagem de aves.

Projectos a decorrer: Actividades de sensibilização ambiental com a Bandeira Azul; acção de limpeza na Praia de Faro.

Projectos futuros: Dar continuidade aos projectos anteriores.

OLHÃO

OLHÃO

Projectos já realizados: Programa Bandeira Azul; Programa Eco Escolas; Programa Escola Azul; requalificação do Parque de Lazer de Pinheiros de Marim; Semana da Ria Formosa e Olhão Lixo Zero. Protocolo com o estabelecimento prisional em que os reclusos procedem à limpeza da Ilha da Armona.

Projectos a decorrer: Elaboração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Projectos futuros: Reaproveitamento das águas das Piscinas Municipais e do Estádio Municipal para a limpeza dos espaços públicos urbanos e o abastecimento dos autotanques dos bombeiros.

SÃO BRÁS DE ALPORTEL

SÃO BRÁS DE ALPORTEL

Projectos já realizados: Criação do Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral” em 2008 com diversas actividades: reutilização e reciclagem de materiais; jogos de sensibilização ambiental; plantação de árvores; visitas a barragens e ETA; palestras; exposições; visitas de estudo e planetário com cinema 360 graus “A Nossa Casa é um Planeta”.

Projectos a decorrer: Instalação de painéis solares; substituição de 700 luminárias obsoletas por lâmpadas LED; rede de Passeios Acessíveis com cinco quilómetros de passadeiras; campanhas de sensibilização para uma utilização eficaz da água; substituição de condutas de abastecimento de água; rede de Esgotos dos Machados e ampliação da rede no Sítio do Peral.

Projectos futuros: Substituição do sistema de telegestão; candidatura a “Promoção da Reciclagem Multimaterial de Resíduos”; oferta de ecopontos domésticos; candidatura ao Fundo Ambiental; projecto “Life Volunteer” e ampliação da Rede pedo-ciclável.

SILVES

SILVES

Projectos já realizados: Campanha de Reciclagem da Feira Medieval; acção de Limpeza e sensibilização sobre a importância dos oceanos e a sua preservação; projecto ‘Together We Protect’; ‘Operação Montanha Verde’ com a plantação de 5600 árvores; criação da loja Ponto Azul; Bandeira Azul; colocação de revestimento exterior em 80 contentores de lixo enterrados.

Projectos a decorrer: Colocação de papeleiras de reciclagem nas praias; reabilitação da Rede de água; implementação de telemetria com 300 contentores; implementação de sistemas de rega gota-gota em espaços municipais; tratamento de pinheiros nas escolas; controlo preventivo de pragas com endoterapia vegetal; aposta na recuperação da raça bovina algarvia e substituição da iluminação pública por lâmpadas led.

Projectos futuros: Implementação de compostagem doméstica; reabilitação do sistema de saneamento junto à Ribeira de Alcantarilha; implementação do Plano Geral de Drenagem Pluvial de Armação de Pêra e introdução de painéis solares nas Piscinas Municipais e nos jardins.

VILA DO BISPO

VILA DO BISPO

Projectos já realizados: Festival de Observação de Aves e Actividades de Natureza, que incluem um conjunto alargado de actividades de sensibilização ambiental, com o objectivo de promover o Município enquanto destino de Turismo Sustentável.

Projectos a decorrer: “Bandeira Azul” encontra-se a decorrer, com a realização de actividades com a temática: “O mar que respiramos”.

Projectos futuros: Nona edição do Festival de Observação de Aves e Actividades de Natureza, entre os dias 4 e 7 de Outubro; consolidação do Município enquanto destino para o Turismo de Natureza; redução da sazonalidade e promoção da sustentabilidade do território.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook