Posto de telemedicina inaugura no Dia da Ilha da Culatra

Posto de telemedicina inaugura no Dia da Ilha da Culatra

451
PARTILHE
culatra-farol-foto-dr
A Culatra é a par dos Hangares e do Farol um dos três núcleos habitacionais da ilha-barreira com o mesmo nome (Foto: D.R.)

O Grupo Hospital de Loulé inaugura esta quinta-feira, 19 de Julho, o novo Posto de Telemedicina da Culatra, dia em que se assinalam as comemorações do Dia da Ilha da Culatra.

A partir do novo Posto de Telemedicina, a população terá acesso a teleconsultas de urgência com o médico que se encontrar no Serviço de Atendimento Permanente da Clínica Internacional de Olhão.

A admissão dos utentes no novo posto é realizada por um enfermeiro residente que presta apoio no momento da consulta, facultando ao médico indicadores do estado de saúde do paciente.

Ao entrar no consultório do Posto de Telemedicina da Culatra, o utente dá entrada automaticamente no sistema do Serviço de Atendimento Permanente.

O médico procede depois à teleconsulta, através de um computador ou de outro dispositivo móvel.

Com este projecto piloto, inédito em Portugal, o Grupo Hospital de Loulé pretende contribuir para minorar as dificuldades que os residentes em zonas distantes dos centros urbanos enfrentam para acederem a consultas de urgência.

A Culatra é a par dos Hangares e do Farol um dos três núcleos habitacionais da ilha-barreira com o mesmo nome.

Inserida no Parque Natural da Ria Formosa, no concelho de Faro, a ilha tem aproximadamente 750 habitantes, de acordo com dados do município.

Facebook Comments

Comentários no Facebook