UAlg aumenta número de vagas nos cursos com maior empregabilidade

UAlg aumenta número de vagas nos cursos com maior empregabilidade

493
PARTILHE
UAlg reforça o número de vagas dos cursos com maior procura e níveis de emprego mais elevados (Foto: D.R.)

A Universidade do Algarve vai ter no próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior mais 70 vagas disponíveis, mantendo o número de cursos, mas reforçando o número de vagas dos cursos com maior procura e níveis de emprego mais elevados.

De salientar que a nível nacional, o número médio de desempregados com diploma obtido nos anos lectivos 2012/13 a 2015/16, e registados no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Junho e Dezembro de 2017, diminuiu 24% face ao ano anterior. Contudo, a redução no desemprego dos diplomados pela Universidade do Algarve foi mais acentuada, atingindo os 30%.

Também no panorama nacional, o nível de desemprego medido pelo rácio do número diplomados inscritos no IEFP a dividir pelo número total de diplomados baixou de 7,2% para 5,5 %. No entanto, a Universidade do Algarve permanece com um desempenho superior à média nacional, melhorando de 6,8%, em 2016, para 4,9% em 2017.

De acordo com os dados disponíveis na Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, pode concluir-se que a Universidade do Algarve integra um reduzido grupo de universidades/politécnicos com um nível de desemprego inferior a 5%. Importante é também verificar que o número de recém-diplomados da UAlg inscritos no IEFP, nos últimos quatro anos, reduziu em mais de metade, de 435 inscritos em 2014, para 204 em 2017.

Mais 70 vagas reforçam cursos com maior procura e níveis de emprego mais elevados

Das 1.405 vagas no ano transacto, a UAlg passa a disponibilizar 1.475 no ano lectivo 2018/19. Este aumento global de 5% permite, assim, reforçar a número de vagas disponíveis. Os cursos onde se verifica um maior aumento são Engenharia Informática e Biologia Marinha, que passam a ter mais 10 vagas. Os cursos com maior número de vagas são Engenharia Informática e Gestão (Faro – diurno), com 70; Psicologia, com 65; Biologia Marinha e Turismo (Faro), com 60.

universidade do algarve
A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior começa hoje, 18 de Julho, e termina a 7 de Agosto

Ao dispor dos candidatos, a UAlg tem 40 cursos de formação inicial, que se distribuem pelas seguintes áreas: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências da Terra, do Mar e do Ambiente; Economia, Gestão e Turismo; e Engenharias e Tecnologias.

Através dos Serviços de Acção Social, a UAlg disponibiliza aos seus alunos diversos benefícios sociais, nomeadamente bolsas de estudo, alojamento, com mais de 600 camas, alimentação (4 cantinas, 2 restaurantes grill, 7 bares e 1 restaurante), e serviços de saúde. Dispõe ainda de outros apoios, como bolsas e prémios, como por exemplo as “Bolsas de Excelência”, atribuídas aos melhores alunos de cada curso de 1.º ciclo (licenciaturas e mestrados integrados), pagando integralmente a propina desse ano.

A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior começa hoje, dia 18 de Julho, e termina a 7 de Agosto.

Facebook Comments

Comentários no Facebook