FORA DE HORAS: Mãe quero voltar para a Ilha (com fotogaleria)

FORA DE HORAS: Mãe quero voltar para a Ilha (com fotogaleria)

1314
PARTILHE

Inserido no coração do Parque Natural da Ria Formosa, o Parque de Campismo da Ilha de Tavira perpetua-se na memória de todos os que por lá passam, não só pela qualidade de excelência dos serviços prestados, mas também devido ao local paradisíaco
onde se encontra.

A apenas 15 minutos de barco da cidade de Tavira ou 5 minutos das 4 Águas, o percurso torna-se diminuto perante o encanto da paisagem envolvente.

Chegámos à ilha ao fim da tarde, quando muitos regressavam da praia, nós iniciávamos o nosso mágico fim-de-semana.

Optámos por não levar tenda nem o que quer que fosse para além de roupa de praia e boa disposição, e ainda bem que assim foi. A única hesitação foi na escolha entre a “lugatenda” e a “tendalit”, mas rapidamente nos apercebemos que até as que aparentavam um tamanho mais reduzido, não o eram, e também proporcionavam o conforto necessário para uma boa noite de sono. De várias tipologias e tamanhos, com ou sem cozinha, todas as tendas dispõem de atrium exterior com mesa e cadeiras, excelentes para as refeições, para um jogo de cartas ou simplesmente para uma agradável conversa ao luar. Opcionalmente, também disponibilizam kits individuais compostos por colchão tripartido, lençol, saco cama e almofada, tão confortáveis que nos fazem sentir em casa.

- Pub -

Instalados no nosso lar temporário, fomos dar uma volta pelo parque e, em cada recanto, ficámos agradavelmente surpreendidos. Todo o recinto foi criado ao pormenor, a pensar nas mais variadas necessidades de toda a família: balneários bem equipados com sanitários, muda fraldas, lava-pés, duches, lavatórios, espelhos e tomadas eléctricas, sala de convívio, minimercado abastecido com tudo o que se precisa e uma relação qualidade / preço bastante aceitável, café e bar com refeições ligeiras, bem animado com música ao vivo até à meia-noite, parque infantil junto à esplanada do snack-bar que nos permitiu vigiar os mais pequeninos enquanto desfrutámos de um café, mesas familiares de piquenique, assadores e torneiras espalhadas por várias zonas, cacifos, staff atento e prestável sempre pronto a ajudar, wi-fi, entre outros pequenos grandes pormenores que tornaram a nossa estadia perfeita. Tudo isto, sobre uma sombra natural, que refrescou estes dias quentes de Verão.

Inesquecíveis são as noites
O facto de podermos entrar e sair do parque a qualquer hora do dia e da noite, e de estarmos mesmo no centro da ilha, dá-nos liberdade para viver e saborear cada instante, a qualquer hora, em qualquer lugar, pois ali entre o rio e o mar, nem o céu é o limite…
Depois de degustarmos uma deliciosa mariscada num dos mais bem reputados restaurantes da ilha, rumámos ao areal sobre a luz da lua alaranjada, que num ápice baixou. Ao som das ondas a bater na areia, seguimos as luzes que ainda se encontravam acesas e encontrámos um bar onde os menos dorminhocos ainda conviviam ao sabor das doces caipirinhas.

Já era tarde, rumámos ao parque onde o silêncio reinava, e entre o mar e as estrelas, o descanso prevaleceu…

Acordámos a sorrir e cheios de energia, tomámos o pequeno-almoço e seguimos o rasto, pois ali todos os caminhos vão dar à praia… Um areal de perder de vista, branco e macio, a contrastar com o mar quente e transparente, permite-nos esquecer que estamos no Algarve e em pleno mês de Agosto… Difícil foi sair de lá, só mesmo com o argumento forte da voz do vendedor das bolas de Berlim… Ao almoço, optámos por uma refeição mais leve, num dos cafés da ilha situados junto ao areal. A variedade é muita e para todos os gostos e barrigas: desde grelhadas mistas, cataplanas, espetadas de gambas, mariscadas, sardinhadas e todas as iguarias com sabor a mar, até as frescas baguetes de salmão ou frango, para os que anseiam voltar rapidamente para o mar.

Também há quem prefira o lado da ria ao da costa, nomeadamente quem tenha embarcação própria, e escolha aquele paraíso para um dia bem passado em família. Os dias são divertidos, mas as noites na ilha são mágicas, e possuem um encantamento especial que as tornam inesquecíveis… só vivendo e sentindo… é daquelas experiências, daqueles momentos que todos deveríamos ter direito a viver, pelo menos uma vez antes de morrer…

Regressámos, carregados de boas energias como se tivéssemos estado uma semana do outro lado do mundo, e a saudade e o desejo de voltar…
Fica a sugestão e um agradecimento ao Parque de Campismo da Ilha de Tavira, que seguramente é um dos melhores onde já estivemos, e onde mais momentos felizes vivemos…

Localização: Parque de Campismo da Ilha de Tavira, Ilha de Tavira – 8800 Tavira

Contactos: Telefone: 281 027 430; Receção: 281 027 499

Como chegar: Barcos de 30 em 30m no cais de embarque da cidade de Tavira

Reservas: http://www.cm-tavira.pt/site/content/parque-campismo/reserva

Mais informações: Lugatenda (tenda familiar de aluguer) 25 Euros por noite (mínimo 2 noites)

(Ana Pinto)

Facebook Comments

Comentários no Facebook