Alcoutim acolhe Centro de Competências na Luta contra a Desertificação

Alcoutim acolhe Centro de Competências na Luta contra a Desertificação

455
PARTILHE
100a
Protocolo foi assinado pelo Governo, Câmara de Alcoutim e mais 35 instituições (Foto: D.R.)

O Município de Alcoutim, em parceria com o Governo e mais 35 instituições, entre universidades, municípios, empresas, organismos públicos e associações de produtores e de desenvolvimento local, assinaram o protocolo de criação do centro de competências na luta contra a desertificação (CCDesert), no passado dia 19 de Julho. o objectivo do mesmo é estudar, procurar soluções e “contribuir para o sucesso” do programa nacional de combate a fenómenos de desertificação.

O CCDesert, com sede em Alcoutim, será um fórum de partilha e articulação de conhecimentos, que ligará agentes de investigação, formação, capacitação, divulgação e transferência de conhecimentos entre agentes económicos e organismos da administração pública relevantes. O propósito é o de potenciar a sua cooperação, tanto a nível nacional, como internacional, assumindo competências de âmbito nacional. A missão deste Centro é a de promover o desenvolvimento e sustentabilidade do combate à desertificação, pela via do reforço da investigação, formação, capacitação, promoção, inovação, e divulgação do conhecimento.

O CCDesert terá como órgãos de gestão uma direcção, uma assembleia- geral e um conselho consultivo. Já os recursos financeiros, humanos e materiais, serão afectos pelos membros e pelo Município de Alcoutim, que enquanto anfitrião, assegurará o apoio logístico e administrativo. A actividade do Centro irá começar com a primeira reunião de assembleia- geral, de maneira a eleger-se a mesa e a direcção.

Esta, será convocada pelo presidente da Autarquia, após a homologação do protocolo. Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal, congratula-se pelo facto de o CCDesert ficar sediado em Alcoutim, o que é, simultaneamente, reflexo de um sentimento de confiança e de responsabilidade.

Esta parceria, de carácter nacional, reuniu em torno de um objectivo comum, não só “medidas e planos de acções que combatam a desertificação e o despovoamento”, como também um vasto e multidisciplinar conjunto de entidades e personalidades. Neste sentido, esta ligação permite uma ampla visão na abordagem desta problemática e uma procura de soluções mais ajustadas às reais necessidades do território.

(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)

Facebook Comments

Comentários no Facebook