Banho29 de Lagos disse não ao Furo de Petróleo de Aljezur

Banho29 de Lagos disse não ao Furo de Petróleo de Aljezur

429
PARTILHE
Os Municípios de Lagos, Aljezur, Vila do Bispo juntaram-se por esta acção de sensibilização (Foto: D.R.)
Os Municípios de Lagos, Aljezur, Vila do Bispo juntaram-se por esta acção de sensibilização (Foto: Dina Salvador)

A Festa do Banho29, em Lagos, acolheu uma acção de sensibilização por um “Futuro Limpo e Sustentável em Portugal”, produzida pela Associação de Observação, Regeneração e Criação na Actualidade – AORCA.

A acção contou com a participação de centenas de apoiantes: residentes; turistas; diversos artistas nacionais e internacionais. Também alguns movimentos nacionais (ASMAA, PALP, TT, Linha Vermelha, Satori, Ritmos de Resistencia LX, Circus Social e Educativo Vagabunt, Santuka na Mata) e internacionais (Citizens for a Healthy World e Women for Whales) rumaram a Lagos para se juntarem à causa.

O evento teve o apoio da Associação Terras do Infante e dos Municípios de Vila do Bispo, Aljezur e Lagos. Este último ficou encarregue da distribuição de pulseiras à população, ao longo de todo o dia e durante a Festa do Banho29, com a mensagem “DIZ NÃO AO FURO”. Para além disso, entregaram ainda um panfleto que apelava ao “Cidadão a Consumir Menos e Mais Conscientemente e a Participar nos Movimentos Sociais”.

A Associação AORCA foi fundada em Abril deste ano (Foto: Dina Salvador)
A Associação AORCA foi fundada em Abril deste ano (Foto: Dina Salvador)

Municípios, Movimentos e Cidadãos começaram por caminhar juntos por uma Cultura mais “limpa” e sustentável em Portugal, mostrando a sua indignação contra o furo de prospecção de petróleo de Aljezur.

Recorde-se que a Festa do Banho29, decorreu na passada noite de quarta-feira, dia 29 de Agosto, tendo-se estendido pela madrugada. Na Festa, as pessoas mergulham no mar à meia-noite em ponto, marcando o momento como o último mergulho do Verão.

Sobre a Associação: 

A AORCA é uma associação que promove e desenvolve actividades Educativas e Artísticas para a Sustentabilidade com profunda consciência ambiental e saúde integral; sediada em Lagos e fundada em Abril de 2018.

A associação tem como fim a promoção e desenvolvimento de actividades a nível local, nacional e internacional para a educação de uma cultura onde a sustentabilidade, a regeneração dos espaços naturais e a protecção e respeito pela vida selvagem estão em harmonia com o desenrolar da sociedade humana”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook