Campanhas de crowdfunding ajudam a reconstruir projectos após incêndio de Monchique

Campanhas de crowdfunding ajudam a reconstruir projectos após incêndio de Monchique

248
PARTILHE
O incêndio de Monchique provocou 40 vítimas e inúmeros desalojados (Foto: D.R.)
O incêndio de Monchique provocou 40 vítimas e inúmeros desalojados (Foto: D.R.)

A mais dinâmica plataforma de recolha de recursos sociais do mundo, o GoFundMe, está a ser utilizado por várias famílias, com o objectivo de realizarem campanhas de crowdfunding, que as ajudem a reconstruir o que perderam no incêndio de Monchique. Consoante o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, o incêndio colocou o total de área ardida em Portugal, no todo do ranking europeu, tendo-se contabilizado 40 feridos e diversos desalojados.

São já várias as campanhas dinamizadas e a “Wildfire Monchique – Regeneration” é um desses exemplos. Um grupo de amigos de Lisboa, deixou a capital para criar um projecto de responsabilidade social focado na natureza e com actuação nas áreas do turismo, arte, educação, permacultura e osteopatia, tendo posteriormente criado a campanha. Este grupo é constituído por várias famílias que pretendem recuperar aquilo que o fogo devastou, contribuindo também para o renascimento da Serra, através da reflorestação, restabelecimento de canais de água, plantações, entre outros.

O Wildfire Monchique” é outra campanha. Esta é da autoria de uma pequena família a residir em Portugal há quatro anos. O austríaco Markus e a espanhola Anaïs, viviam em Monchique com a filha de quatro anos, Shanaya, nascida em Portugal, quando perderam tudo o que possuíam com o incêndio. Tinham um negócio de comida vegan, com o qual participavam em diferentes festivais e iniciativas, e estão encontram-se, de momento, sem qualquer apoio ou recursos.

Também as campanhas “Fires in Monchique – Reforesting”, “Atom after Monchique Wildfire” e “Wildfire Monchique” representam outros casos de famílias, que através da GoFundMe tentam reconstruir aquilo que perderam.

Para ajudar, basta aceder ao link das respectivas campanhas na plataforma GoFundMe e fazer uma doação, de forma simples, rápida e através da utilização do cartão de crédito.

Sobre o GoFundMe:

Lançado nos EUA em 2010, o GoFundMe é a maior plataforma de recolha de recursos sociais do mundo, com mais de cinco bilhões de dólares angariados até o momento. Com uma comunidade de mais de 50 milhões de doadores, o GoFundMe está a mudar a maneira como o mundo vê e se envolve pelas causas.

Facebook Comments

Comentários no Facebook