Dossier 31 Anos: Loulé é o concelho com mais escolas

Dossier 31 Anos: Loulé é o concelho com mais escolas

181
PARTILHE
(Fotos: D.R.)
(Fotos: D.R.)

O número de escolas no Algarve foi talvez o dado mais difícil de obter. Após contacto com a Direcção Regional do Algarve, conseguiu-se recuar até ao ano de 2003, quando existiam 179 estabelecimentos de ensino. Contudo, este é um valor absoluto que dificilmente se consegue comparar a outros, devido à metodologia utilizada não ter sido a mesma que, por exemplo, a Pordata. Esta última conseguiu fornecer-nos informações de 2009 e de 2017, pelo que serão essas as utilizadas para esta análise.
De uma maneira geral, no Algarve, o número de estabelecimentos de educação pré-escolar aumentou, bem como o número de escolas de 2o ciclo. Por outro lado, tanto as escolas de 1o ciclo, como as de ensino secundário e superior viram o número diminuir
entre o ano de 2009 e 2017.
Não se registam grandes alterações no período de tempo apresentado na tabela, facto que poderá ser justificado pela informação da Direcção Regional de Educação. Segundo esta, a maior alteração deu-se no início do século, uma vez que se encerraram mais de 80 estabelecimentos. Ainda segundo a mesma fonte, apesar de terem sido construídos cerca de 20, o Algarve ficou com uma lacuna de cerca de 60 escolas.

Apesar desta conjuntura, o Município de Loulé destaca-se de todos os outros, por, em todos os níveis de ensino, à excepção do Ensino Superior, possuir mais estabelecimentos que qualquer outro da região.

Já quanto aos dados da Universidade do Algarve conseguiu-se recuar até 1987. Nesse ano, matricularam-se 627 alunos nos 11 cursos disponíveis. 31 anos depois, em 2017, a academia contava já com 147 cursos e cerca de 7500 estudantes.

Captura de ecrã 2018-08-09, às 17.39.25

- Pub -

O Jornal POSTAL nasceu em 1987, comemorando nesta edição o seu 31o aniversário. Contamos assim com mais de três décadas de informação e de rigor, sempre com o objectivo de servir os algarvios. Assim como nós crescemos, também o Algarve cresceu e se foi alterando com o passar dos anos. Foi com este sentido, que o POSTAL decidiu procurar quais as principais diferenças na região mais a sul de Portugal. Sabia que em 1987 existiam apenas sete cidades no Algarve? Hoje esse número aumentou para 11. Tem noção de quais os Municípios que tiveram maior aumento de população? Em relação à taxa de desemprego? Tem ideia das diferenças? E quantas farmácias existiam antes? Conheça estes e outros valores, através do Dossier 31 Anos que o POSTAL lhe apresenta.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Comentários no Facebook