Exposição fotográfica da ALFA une Faro a Marrocos (c/ fotogaleria)

Exposição fotográfica da ALFA une Faro a Marrocos (c/ fotogaleria)

702
PARTILHE

A exposição itinerante, intitulada “Marrocos – Cidades Imperiais”, da autoria de 14 fotógrafos da ALFA, encontra-se em exposição na CCDR Algarve, desde o dia de ontem, 2 de Agosto, e ficará patente até ao dia 14 de Setembro.

Esta é a terceira exposição fotográfica, de Marrocos, da Associação Livre de Fotógrafos do Algarve- ALFA, que surge após a terceira viagem do grupo ao Continente Africano. Cada uma das viagens deu origem a uma exposição fotográfica e a um foto-livro.

Paulo Côrte-Real, presidente da associação referiu ao POSTAL que: “as três viagens foram completamente diferentes, mas complementaram-se”.

Na CCDR o público pode então observar uma combinação entre o património cultural e a realidade social, captada pelas objectivas dos fotógrafos que participaram na viagem realizada no mês de Abril. É constituída por 20 painéis divididos em quatro secções temáticas, contando, deste modo, as histórias de pessoas, peripécias e momentos únicos que o grupo experienciou pelos vários locais onde passou: Fez, Bhalli, Safrou, Ifrane, Azrou, Moulay Idriss, Meknés, Casablanca e Arzila.

- Pub -

O presidente da ALFA confessou também ao POSTAL que as viagens foram experiências “gratificantes”, contudo “não é fácil fotografar em Marrocos, uma vez que o povo não gosta”.

Visto não ser possível colocar as fotografias dos 14 fotógrafos na exposição e no livro, Paulo Côrte-Real explica como é feita a selecção: “para os livros escolhemos as quatro melhores fotos de cada fotógrafo e para a exposição, duas. O objectivo era escolher as mais interessantes e que se enquadrassem no tema das cidades imperiais”.

Esta é uma exposição que pode reforçar laços de cooperação

Ainda segundo o presidente, “A assinatura do acordo de Geminação entre Faro e Tanger, em 1985, foi o ponto de partida de uma nova era de relacionamento ao nível económico, social e cultural entre as duas cidades. Com as exposições realizadas convidamos todos a olhar para as imagens e ousar colocar algumas questões: A fotografia e a cultura podem contribuir para activar relações e abrir a porta a novas parcerias? Que novas oportunidades de negócio poderão surgir para Faro na economia do Mar com o aparecimento da nova Marina de Tanger? O que pode ganhar Faro, Portimão e genericamente o turismo no Algarve?”

Para Paulo Côrte-Real as viagens abriram um novo ciclo na associação, e podem mesmo contribuir para reforçar os laços da cooperação e diplomacia entre cidades e regiões vizinhas”.

A exposição encerra assim uma trilogia de expedições, foto-livro e de exposições produzidas em três anos consecutivos a cidades marroquinas, com que Faro, e a região algarvia, se relacionam.

Para o futuro, Paulo Côrte-Real espera que a ALFA “continue com o compromisso que assumiu desde a sua fundação, um compromisso com a arte e com a cultura da região”.

Autores da exposição: Elsa Santos, Paula Sares, Sérgio Nascimento, Rui Oliveira, Isabel Marcellot, Mara Nogueira, Paulo Côrte-Real, Ana Bernardes, Marco Pedro, Ivani de Oliveira, Luís Torres, Ana Paula Torres, Jorge Bernardes, António Bernardes.

Site da associação: http://www.alfa.pt/.

Vídeo da futura marina de Tanger: https://www.youtube.com/watch?v=rLyMJ9lSOJ0

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook