Festival F com novidades: copo reutilizável, área gaming, programa ‘Governo Sombra’ e...

Festival F com novidades: copo reutilizável, área gaming, programa ‘Governo Sombra’ e ‘Silent Party’

872
PARTILHE
A edição do ano passado juntou cerca de 35 mil pessoas (Foto: D.R.)
A edição do ano passado juntou cerca de 35 mil pessoas (Foto: D.R.)

A quinta edição do Festival F regressa a Faro entre o dia 30 de Agosto e 1 de Setembro. Para este ano, a organização apresenta diversas novidades: um copo reutilizável, actividades para toda a família, comida paleo, três Silent Party, gravação do programa “Governo Sombra” e uma área gaming. O cartaz já tinha sido anunciado, mas na sexta-feira passada, dia 10 de Agosto, a organização apresentou as inovações que farão do último Festival de Verão, um local obrigatório a visitar

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, começou por afirmar que o F “é uma marca muito grande no concelho e, desde o ano passado, que estamos a organizar a edição de 2018. Este evento é muito mais que um festival de música”.

Paulo Gouveia, da Fagar, explicou que “a preocupação ambiental tem crescido e este ano vamos passar para algumas actividades e implementação de algumas alterações no Festival”. A maior delas é a o copo ecológico, que será a única opção para todos os festivaleiros, de maneira a reduzir-se “a pegada ecológica”. No fim do evento, o copo pode ser levado para casa. “Queremos continuar, nos próximos anos, a cimentar esta preocupação”, finaliza o presidente do concelho de administração.

Outra novidade, apresentada pela organização, são actividades para as famílias. Durante as horas de menos expediente, ou seja entre as 18 e as 21 horas serão promovidas diversas actividades para todas as faixas etárias. Workshops de hip hop, de beat box, de videomapping e de construção de instrumentos musicais são algumas das opções. Para além disso, o público mais novo pode usufruir de diversas peças de teatro. A organização fala em “oferta diversificada”.

- Pub -

Já em relação à gastronomia, Sandra Ramos, presidente do concelho de administração da AmbiFaro refere que “o F é também um festival de comida”. Nesta edição, o recinto conta com 27 estruturas de street food, sendo que 11 provêm do Algarve. “Temos comida vegan, vegetariana, paleo, mexicana, croissants, gelados, crepes, entre outros. Recebemos imensas inscrições”, afirma Sandra Ramos.

Os bilhetes já estão à venda (Foto: D.R.)
Os bilhetes já estão à venda (Foto: D.R.)

“Experiências interactivas não vão faltar”

A maior novidade deste ano é talvez a nova área que o F apresenta, a área gaming. Segundo o representante da empresa, MagicShot: “nós trabalhamos muito na área de videojogos, mas quebramos o paradigma de ser só gaming. Neste sentido, para o Festival, vamos trazer um palco com actividades artísticas, ou seja, trazemos a música, a dança e o humor para dentro dos videojogos. Para além disso, a Nintendo e a Playstation apresentam as mais recentes novidades de consolas e de jogos, dando a oportunidade a todos de os experimentarem”.

A acrescentar a isto, irá existir também um espaço com realidade virtual, onde “experiências interactivas” não irão faltar.

A famosa Silent Party chega também ao último festival de Verão. A Praça Afonso III, chamar-se-á Praça Silent e em cada noite apresentará uma festa. Através dos auscultadores, que serão oferecidos à entrada, os festivaleiros podem “dançae ao som da música que seleccionarem para o momento”, clarifica a organização.

Por fim, mas não menos importante, o Festival F terá a presença do famoso programa “Governo Sombra”. Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares irão gravar um programa dentro do Museu Municipal de Faro e todos os festivaleiros poderão fazer parte da plateia.

Ainda segundo a organização: “são esperadas mais pessoas que no ano anterior”. Ano esse que contou com cerca de 35 mil festivaleiros.

Os bilhetes podem ser adquiridos nos locais habituais e a programação completa pode ser consultada aqui.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook