Gabriel o Pensador, HMB, Marisa, Virgul e muitos outros animam Fatacil

Gabriel o Pensador, HMB, Marisa, Virgul e muitos outros animam Fatacil

490
PARTILHE
fatacil
Fatacil conta já com 39 anos de história, 39 anos de sucesso e 39 anos de reinvenção permanente (Foto: D.R.)

A Feira do Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, mais conhecida como Fatacil, regressa à cidade Algarvia entre os dias 17 e 26 de Agosto. São 39 anos de história, 39 anos de sucesso e 39 anos de reinvenção permanente.

Durante dez dias vão passar pelo recinto da Fatacil mais de 180 mil pessoas, que valorizam a feira com as suas tradições, memórias e desejos.

Esta é mais uma edição em que a Fatacil demonstra a sua capacidade de aprofundar raízes e tradições, bem como de se adaptar aos novos tempos e de se tornar um evento com mais futuro. Neste sentido, em 2018, Lagoa, a Cidade Educadora, dará destaque à educação.

Ao longo dos 10 dias poderá aprofundar o seu contacto com o tema.

- Pub -

Deste modo, a Câmara Municipal de Lagoa assume a liderança da 39ª edição e reafirma o certame como o maior evento do Verão algarvio e centro de dinamismo económico da região. Será um evento que apostará tanto nos vinhos da região, como na gastronomia local.

Esta é uma feira que se realiza anualmente, durante dez dias, no mês de Agosto, no Parque de Feiras e Exposições, da cidade de Lagos, desde 1980.

Desde então tem vindo a receber milhares de visitantes vindos de todos os pontos do país, não só motivados pela sua vertente da promoção das artes tradicionais já quase extintas, mas também pelos concertos que apresenta todos os dias. Para esta edição os nomes confirmados são: Mariza, Virgul, HMB, José Cid, Quim Barreiros, Amor Electro, Carolina Deslandes, Richie Campbell e C4 Pedro. Para além da variedade de artistas, por todo o recinto estarão espalhados cerca de 700 expositores a divulgar toda uma panóplia de produtos. Há artigos de tecelagem, cobre, renda, madeira, olaria, cerâmica e cortiça.

Também as bonecas tipicamente algarvias de Martim Longo e Querença estarão presentes.

Pode-se encontrar de tudo um pouco, mas sempre com a garantia de qualidade dos melhores artesãos.

Há ainda a possibilidade de levar para casa exemplares da gastronomia tradicional. Morcelas, farinheiras, presuntos, doces regionais, aguardente de medronho e saborosos queijos, são alguns exemplos disso.

Como a Fatacil não se fica apenas pelo Algarve, há artesanato proveniente dos cinco continentes, assim como as mais recentes novidades dos sectores comercial, industrial e agro-pecuário. Esta é a oportunidade ideal para conhecer o que têm para oferecer e como funcionam entidades tão distintas como autarquias, escolas, instituições de solidariedade social, organismos da administração central e regional, colectividades e regiões de turismo.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook