181 pessoas mantêm-se deslocadas devido ao fogo em Monchique (em actualização)

181 pessoas mantêm-se deslocadas devido ao fogo em Monchique (em actualização)

406
PARTILHE
O número de pessoas deslocadas devido ao incêndio que deflagrou na sexta-feira em Monchique é, hoje de manhã, de 181, informou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Segundo a 2.ª comandante operacional nacional da ANPC, Patrícia Gaspar, que falava num ‘briefing’ em Monchique, o anterior balanço era de 230 pessoas deslocadas e a redução deve-se ao facto de alguns moradores terem ido para casas de familiares e de “estrangeiros que regressaram às suas origens”.

O número de feridos deste fogo rural, que deflagrou na sexta-feira no concelho de Monchique e lavra também em Silves e Portimão (distrito de Faro), subiu para 32, um dos quais em estado grave, que se encontra em Lisboa.

Patrícia Gaspar referiu que as zonas mais críticas são a Fóia, na frente oeste do incêndio, e Silves, a leste do concelho de Monchique.

A Proteção Civil regista hoje de manhã uma “situação mais estável” em relação ao fogo que lavra na serra de Monchique, Algarve, mas são “expectáveis” reativações a partir das 15:00, devido às condições meteorológicas.

- Pub -

Durante a noite foi possível “fazer bons progressos” no combate, estando as operações “mais estabilizadas no terreno” comparativamente à tarde de terça-feira.

Contudo, para hoje prevêem ventos que poderão chegar aos 35/40 quilómetros por hora e uma temperatura máxima de 35 graus, além de uma humidade relativa que poderá chegar aos 50%, o que configura um cenário semelhante ao de terça-feira, durante o dia.

O incêndio já destruiu mais de 21.300 hectares, metade da área ardida na região em 2003, segundo o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS).

De acordo com os dados europeus, no incêndio que começou em Perna da Negra (Monchique) arderam até hoje 21.305 hectares, metade dos 41 mil que o fogo tinha destruído na mesma região em 2003 nos concelhos de Monchique, Portimão, Aljezur e Lagos.

O fogo de Monchique já destruiu quatro vezes mais do que a área ardida este ano até 15 de Julho (5.327 hectares).

Dois meios aéreos e mais de 1.400 operacionais estavam pelas 8 horas desta quarta-feira, 8 de Agosto, a combater as chamas do incêndio na zona de Monchique, que entra no seu sexto dia de atividade, segundo informação da Proteção Civil.

De acordo com a página da internet da Proteção Civil, mais de 1.400 operacionais estão no terreno, apoiados por quase 450 viaturas e por dois meios aéreos.

O ponto da situação disponível na página da Protecção Civil indica que se regista “em todo o perímetro” do fogo fortes reactivações que, associadas à intensidade do vento, “tomam de imediato grandes proporções”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook

Shopping cart

Total
Shipping and discount codes are added at checkout.
Checkout