Alcoutim atribui vários apoios sociais e educativos a crianças e jovens do...

Alcoutim atribui vários apoios sociais e educativos a crianças e jovens do concelho

367
PARTILHE
escola alcoutim
A escola EB1 de Alcoutim tem 136 alunos (Foto: D.R.)

Em reunião do executivo, a Câmara Municipal de Alcoutim aprovou, no dia 25 de Julho, a abertura de concurso público para as candidaturas às bolsas de estudo “Dr. João Dias”, referentes ao próximo ano lectivo. Estas bolsas destinam-se a alunos residentes no concelho, que frequentem cursos do ensino superior, como licenciatura ou mestrado, em estabelecimentos públicos ou privados.

A autarquia reconhece a importância de permitir aos jovens do concelho o acesso a graus de ensino superior. Deste modo, no mês de Outubro inicia-se o período de candidaturas ao concurso de atribuição de 35 bolsas. Bolsas que terão um valor mensal de 100 euros e que serão atribuídas durante um período de dez meses.

No mesmo âmbito, de política de educação e acção social escolar, a Câmara deliberou ainda a atribuição de apoios relativos a alimentação e auxílios económicos, quer individuais, quer colectivos. No que respeita à alimentação, o Município irá pagar o almoço a todas as crianças a frequentar o berçário, creche, pré-escolar, ATL, 1º, 2º e 3º ciclos do concelho. O pagamento dos almoços das crianças que ainda não entraram na primária prolonga-se aos períodos de férias lectivas. Já as crianças do 1º ao 3º ciclo terão o valor não comparticipado pelo Ministério da Educação pago.Quanto aos apoios económicos, a título individual, serão atribuídas ajudas, no valor de 60 euros, a todos os alunos do 1º ao 3º ciclo. Os jovens do ensino secundário e profissional terão um apoio de 70 euros e os que frequentem um CET (Curso de Especialização Tecnológica) ou um CTSP (Curso Técnico Superior Profissional) receberão auxílios no valor de 300 euros.

Já a nível colectivo, os estudante do 1º ao 3º ciclo receberão um apoio no valor de mil euros. Também no que concerne à rede de transportes escolares, o executivo deliberou que iria ajudar. Assim, todas as crianças que frequentem o 1º, o 2º ou o 3º ciclo, serão transportadas gratuitamente para as escolas. Para os alunos do ensino secundário e profissional, a autarquia suporta a totalidade do valor dos passes, desde que sejam previamente requeridos. Para além disso, o Município disponibiliza ainda, gratuitamente, licenças da Plataforma: “Escola Virtual” da Porto Editora, aos 136 alunos, do 1º ao 9º ano, do Agrupamento de escolas de Alcoutim.

Comentários no Facebook