MuxaGata, a gelataria de Tavira com mais de 80 sabores de autor

MuxaGata, a gelataria de Tavira com mais de 80 sabores de autor

829
PARTILHE
O gelado mais vendido é o de Dom Rodrigo (Foto: Bruno Ferreira - Jornal POSTAL)
O gelado mais vendido é o de Dom Rodrigo (Foto: Bruno Ferreira – Jornal POSTAL)

O quiosque de gelados MuxaGata não deixa ninguém indiferente em Tavira. Quem passeia pelo centro da cidade, bem perto da ponte militar que atravessa o Rio Gilão, depara-se rapidamente com a fila de pessoas que esperam ansiosamente por saborear um gelado.

Desde 1981 sediado naquele local, o quiosque é um negócio de família que atrai pessoas de todo o Algarve à baixa de Tavira. Jorge Muxagata, o proprietário, contou ao POSTAL que foi o pai que começou por pôr as mãos à obra. Actualmente, é Jorge e a mulher Neusa Muxagata que tomam conta do negócio.

A principal diferença desta gelataria é, em primeiro lugar, o facto de todos os gelados serem de fabrico próprio e, em segundo, a criatividade de Jorge. O proprietário é já conhecido pelas invenções e combinações improváveis de gelados, que resultam em sabores fabulosos.

Pão com tulicreme; queijo brie com doce de tomate; alfarroba, medronho e amêndoa; torta de laranja; chocolate, laranja e pimenta rosa; caramelo com flor de sal; e iogurte grego com lima são algumas das opções no quiosque. Algumas, porque o Mutxa Gata tem mais de 83 sabores criados, sendo que 34 estão fixas diariamente e vão-se alterando consoante o seu consumo.

Segundo Jorge “o segredo é ir experimentando e fazendo várias experiências. Normalmente corre sempre bem porque o cliente pede mais. O único que não correu bem foi o gelado de chá verde, que não voltei a fazer”.

Para além dos sabores diversificados, o quiosque apresenta ainda diversas opções sem glúten, sem lactose, com bolacha, em pauzinho, e os tradicionais em cone ou em copo. Há ainda gelado sem açúcar, apenas com stevia.

Como a prioridade do negócio da família Muxagata são os clientes, Jorge faz questão de todos os anos viajar até Itália para a maior feira de gelados do mundo. “O meu pai já ia e eu vou para aprender novas técnicas, porque o nosso objectivo é sempre o de fazer melhor para os nossos clientes”, explica o proprietário.

Já para a Dieta Mediterrânea, que decorre em Tavira, Jorge promete que novidades não vão faltar: “já fizemos gelado de pão com azeitonas, alfarroba com figo ou mel com nozes. Este ano não sei o que vai ser mas a ideia é juntar os sabores saudáveis da região e criar um gelado.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook