Projecto-piloto monitoriza consumo de água na serra de São Brás de Alportel

Projecto-piloto monitoriza consumo de água na serra de São Brás de Alportel

367
PARTILHE
O projecto-piloto engloba-se no Plano Municipal de Poupança de Água (Foto: D.R.)
O projecto-piloto engloba-se no Plano Municipal de Poupança de Água (Foto: D.R.)

O Município de São Brás de Alportel procura valorizar à água, reconhecendo-o como recurso valioso. Nesse sentido, desde o passado mês de Outubro que está a ser implementado na vila, o Plano Municipal de Poupança de Água.

Nesse âmbito, a autarquia tem vindo a preparar o arranque de um novo projecto que visa o controlo e a monitorização de consumos de água, na zona serrana do concelho. No local em questão, o abastecimento é efectuado directamente pela autarquia, dado não ter sido ainda possível integrar esta área no sistema multimunicipal de abastecimento de água.

O projecto, em primeira fase piloto, incidirá na zona mais a norte do concelho, englobando: Cerro da Ursa, Monte Capitães, Lages e Cabanas, Fronteira e Alfarrobeira. Áreas que terão 20 edificações, onde serão colocados equipamentos de controlo e monitorização dos consumos de água.

A zona em questão, fortemente fustigada pela escassez de água, motivada pelas secas, constituirá o início do projecto, que pretende ser alargado a toda a área serrana.

- Pub -

Desta maneira, é fundamental controlar metrologicamente os consumos em cada edificação, de modo a gerir água disponível e detectar eventuais falhas no abastecimento à população. Razão pela qual o Município procedeu à aquisição de contadores, um investimento que visa assegurar o direito de acesso à distribuição de água a todos os cidadãos, de uma forma equitativa e equilibrada.

Após a concretização de todas as fases, monitorizado o consumo em toda a zona serrana, a autarquia poderá criar alguns procedimentos com vista à poupança de água, à sua distribuição e ao consumo de forma mais equitativa.

Facebook Comments

Comentários no Facebook