“Sabemos ao que vimos e o que vamos encontrar” – diz João...

“Sabemos ao que vimos e o que vamos encontrar” – diz João Fernandes na tomada de posse da RTA

168
PARTILHE
01. original_rta
A nova Comissão Executiva pretende focar-se no rejuvenescimento da oferta e da imagem do Algarve, bem como na captação e fixação de talentos e de investimentos (Fotos: Maria Simiris)

A nova Comissão Executiva da Região de Turismo do Algarve, presidida por João Fernandes, antigo vice-presidente, tomou posse no passado dia 27 de Julho, na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, para um mandato de cinco anos. Na cerimónia estiveram presentes representantes de todas as autarquias do Algarve, bem como os secretários de Estado das Florestas, das Pescas e do Turismo. Desidério Silva, antigo presidente da Região de Turismo do Algarve, marcou também presença, tendo sido aplaudido de pé por todos os presentes.

A aposta da nova equipa foca-se no rejuvenescimento da oferta e da imagem do Algarve, bem como na captação e fixação de talentos e de investimentos, na modernização tecnológica.

Elidérito Viegas, presidente da mesa da Assembleia-Geral, estreia o microfone referindo que “o Turismo assumiu-se definitivamente como o maior caso de sucesso económico e social de toda a história do Algarve”. Seguiu-se-lhe o novo presidente, que começou por dizer: “venho com a energia de quem acaba de chegar, mas com a experiência de quem já estava”.

João Fernandes deixa claro que o Algarve pretende colaborar com o Governo e com a Assembleia da República, afirmando ainda “tendo em conta os resultados, podemos dizer com convicção que o Algarve não concorre com outras regiões do país. O Algarve disputa aquele que é o espaço internacional mais competitivo do turismo à escala global, o mediterrâneo”. Aqui, o antigo vice-presidente exemplifica: “os dois últimos anos registaram resultados verdadeiramente fantásticos, sabendo de antemão que seria difícil continuar a crescer àquele ritmo”.

- Pub -

Apesar disso, João Fernandes mostrou estar ciente dos obstáculos apresentados: “neste tempo que levo de Região do Turismo do Algarve fiquei com uma clara percepção das dificuldades que vamos enfrentar, nomeadamente, no que concerne aos desafios que às instituições públicas são colocados”. Contudo, o mesmo garante: “as dificuldades não nos assustam, sabemos ao que vimos e o que vamos encontrar”.

O novo presidente assegurou a continuidade do “Cycling & Walking”, “Algarve Nature Week”, “365 Algarve” e o “Cooking Vacations”, projectos que “estão a mudar a cara da região e a alterar perfis de consumo”.

“A região tem de desenvolver novas motivações de visita”

Apesar de querer continuar o trabalho da antiga equipa, João Fernandes apresenta novos planos. “A região tem de desenvolver novas motivações de visita, nomeadamente, através do Turismo de Negócios, Turismo Náutico, Turismo Acessível e a Captação de Estágios e de Provas Desportivas. Queremos ser agentes activos de captação de investimento, que ajude a requalificar a oferta e que traga inovação nos produtos e nos serviços. Para o efeito, estamos a trabalhar na constituição de um portfólio do edificado devoluto ou em estado degradado em zonas turísticas, para juntamente com o Turismo de Portugal divulgá-lo junto de potenciais investidores”, afirmou.

joao fernandes
João Fernandes apresentou os novos planos da equipa

O mais recente presidente explicou ainda que a Região de Turismo do Algarve “está já a colaborar activamente com a Associação de Turismo do Algarve para uma definição comum do novo Modelo de Promoção Externa, que balizará nos próximos três anos o reforço e a captação de novas rotas aéreas. Queremos ainda reforçar a nossa cooperação com a CCDR e os municípios no que diz respeito a questões como a mobilidade, a nova regulamentação do Alojamento Local e definição das anunciadas Taxas Municipais Turísticas”.

Para além disso, a nova vice-presidente, Fátima Catarina, conta já com uma missão. Segundo João Fernandes: “tem já a missão de estudar novas fontes de financiamento para a Região de Turismo do Algarve e para as empresas do sector na região, para além das habitualmente provenientes do Turismo de Portugal ou do Programa Operacional Algarve”

Ana Mendes Godinho: “Ponho-me ao vosso serviço”

Apesar da falta dos secretários de Estado dos Assuntos Europeus e da Cultura, Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, marcou presença na tomada de posse começando por dizer que sentiu três coisas ao entrar na sala. “Agradecimento, Compromisso e Entusiasmo. Agradecimento a todos os que transformaram o Algarve neste destino único. Ouvi compromisso com o sector privado, com a mobilidade, com a inovação e diversificação de produtos, com os recursos humanos e com a sustentabilidade. Por fim, sinto aqui grande entusiasmo e uma equipa que vai à luta”, referiu Ana Mendes Godinho. Para além disso, a secretária de Estado agradece ao antigo presidente, Desidério Silva, por “toda a lealdade e trabalho em conjunto”. Acrescenta ainda: “tive sempre um parceiro, na primeira fila, para as minhas loucuras. A região deve-lhe muito”.

Por fim, Ana Mendes Godinho afirma a João Fernandes: “encontro-me ao vosso serviço. Aliás, nós estamos lá para responder ao que vocês precisarem de aqui implementar”. Depois de passar pela Associação de Turismo do Algarve, pelas Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve, pela UAlg e pela Região de Turismo, João Fernandes, com 44 anos, assume agora a presidência. A sua equipa é constituída por Fátima Catarina e Nuno da Silva Monteiro como vice- -presidentes, Elidérito Viegas como presidente da Mesa da Assembleia-Geral e por Isolete Correia como secretária da Mesa.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Comentários no Facebook