SMS de alerta da Protecção Civil para Faro e Beja chega com...

SMS de alerta da Protecção Civil para Faro e Beja chega com número de emergência errado

324
PARTILHE
Protecção Civil de Portimão promove três acções de sensibilização
Vários bombeiros contactaram o número da Glassdrive pensando estarem a ligar para a Protecção Civil (Foto: D.R.)

A Autoridade Nacional de Protecção Civil enviou mensagens de texto às pessoas que se encontram nos distritos de Faro e Beja, com o objectivo de alertar para o risco de incêndios. As mensagens foram enviadas na manhã desta quinta-feira, dia 2 de Agosto.

A mensagem enviada continha o seguinte texto: “Risco extremo incêndio rural nos distritos Beja e Faro. Fique atento. Em caso de dúvida: 808 246 246 ou www.prociv.pt. / ANPC”

As mensagens começaram a ser recebidas às primeiras horas da manhã. Contudo, o número de emergência que a Protecção Civil apresenta na mensagem trata-se do contacto de uma empresa de reparação de vidros automóveis, a Glassdrive.

O POSTAL contactou essa mesma empresa e falou com o administrador Lícinio Nunes que afirmou que já recebeu mais de 80 chamadas. Apesar de nenhuma ter sido particularmente alarmante, Licínio refere que muitas pessoas tentavam informar que avistavam fumo nas proximidades. Também os bombeiros chegaram a contactar a empresa de vidros automóveis pensando estarem a ligar para a Protecção Civil.

- Pub -

“Tem sido uma manhã louca. Houve até uma senhora idosa que ligou a agradecer o suposto contacto da Protecção Civil, afirmando sentir-se agora mais segura. O nosso número é o mesmo já há 16 anos e não o vamos alterar”, confessou ao POSTAL o administrador da empresa.

O erro estava apenas no prefixo do número. (Foto: D.R.)
O erro estava apenas no prefixo do número. (Foto: D.R.)

O erro já foi detectado pela Autoridade Nacional que prontamente reenviou uma mensagem de rectificação com o número correcto, 800 246 246. Apesar das primeiras mensagens rectificadas terem começado a chegar duas horas depois, muitas são as pessoas que até ao momento ainda não receberam a rectificação.

A retificação chegou a um dos telemóveis do Postal do Algarve 30 anos apenas às 11:13.
A retificação chegou a um dos telemóveis do Postal do Algarve 30 anos apenas às 11:13 (Foto Postal)

Algarve, Alentejo, interior Norte e Centro do país estão, durante o dia de hoje, em risco máximo de incêndio. Os trinta e dois concelhos foram invadidos por uma onda de calor.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

Comentários no Facebook