Albufeira apresenta a maior cataplana do mundo

Albufeira apresenta a maior cataplana do mundo

471
PARTILHE
a cataplana
Cataplana tem cerca de quatro metros de diâmetro, um metro e oitenta de altura e mais de quinhentos quilos de cobre trabalhado (Fotos: D.R.)

Albufeira vai ter a maior cataplana do mundo: cerca de quatro metros de diâmetro, um metro e oitenta de altura e mais de quinhentos quilos de cobre trabalhado artesanalmente, para acolher mais de uma tonelada de comida. A apresentação desta peça será no âmbito da Sunset Party, um dos pontos altos do “Classic Weekend Marina de Albufeira”, um acontecimento desportivo, lúdico e cultural, a ter lugar de 14 a 16 de Setembro.

A preparação da maior cataplana do mundo começará pelas 18:30 de sábado, dia 15, junto ao espelho de água da Marina, com entrada livre, para que todos os interessados possam degustar uma das grandes maravilhas da nossa gastronomia. Posteriormente, a peça vai figurar espaço público da cidade.

meia cataplana
A apresentação desta peça será no âmbito da Sunset Party

O “Classic Weekend Marina de Albufeira” abre com um concerto ao ar livre (promenade) com um programa clássico pelo Ensemble Algarve Camerata (será às 22 horas de sexta feira, dia 14, nas escadarias da Capela de Nossa Senhora da Orada) e tem como evento primordial a “Parada dos Clássicos”, um desfile festivo com os automóveis clássicos do P. Classic Club Portugal e motos do Clube Harley-Davidson. As máquinas chegam à cidade e deslocam-se pela Avenida dos Descobrimentos, rumo à Marina de Albufeira. O desfile/ Parada terá o acompanhamento de bandas de música na Alameda da Orada às 15 horas, no dia 15, com entrada livre.

O “Classic Weekend Marina de Albufeira” vai ainda acolher ao longo de três dias diversas manifestações de vária natureza. Nomeadamente, será possível apreciar as exposições “Arte na Marina”, pelo colectivo Algarve Artists Network, com pinturas inspiradas pelo mar e pela marina (nas lojas da Alameda da Orada, do lado do Capela) e “Carros de Bombeiros Antigos”, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Albufeira (no topo poente da Marina). O programa integra ainda visitas á Caravela Boa Esperança, uma réplica das embarcações usadas pelos descobridores portugueses no século XV e as Regatas CWMA’18, oferecendo a fruição dos lugares privilegiados de observação, ao longo do canal, e sobre as arribas desde a cidade e da praia da Baleeira, assim como dos molhes do Porto de Abrigo.

Programa CWMA
Programa do Classic Weekend Marina de Albufeira

“A maior cataplana do Mundo” será um dos momentos mais altos deste fim-de-semana e concorre para a promoção da Mesa de Albufeira – Olhos de Mar está a concurso, como Mesa Finalista, ao programa 7 Maravilhas, cuja final será transmitida a partir de Albufeira no dia 16 deste mês.

Facebook Comments

Comentários no Facebook