Olimpíadas de Matemática da CPLP: duas medalhas de ouro e duas de...

Olimpíadas de Matemática da CPLP: duas medalhas de ouro e duas de prata

316
PARTILHE

CPLP

A 8.ª edição das Olimpíadas de Matemática da CPLP (OMCPLP) terminou dia 7 de Setembro em São Tomé e Príncipe com a equipa portuguesa a arrecadar duas medalhas de ouro e duas de prata. Rui Zhu Wang (Faro, 10.º ano) e Tiago Marques (Santa Maria da Feira, 8.º ano) são os responsáveis pelas medalhas de ouro, sendo que o primeiro obteve a pontuação máxima da competição. Marta Gonçalves (Guimarães, 9.º ano) e Nuno Carneiro (Viana do Castelo, 10.º ano) conquistaram as duas medalhas de prata.

A equipa olímpica chegou no domingo, 9 de setembro, às 04h45, ao aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. A delegação portuguesa é composta por seis elementos, quatro alunos e pelos professores António Salgueiro e Joana Teles, ambos da Universidade de Coimbra.

A cerimónia de encerramento das OMCPLP teve lugar dia 7 de Setembro, no Instituto Politécnico de São Tomé e Príncipe. As provas da competição foram realizadas nos dias 5 e 6 de Setembro de manhã.

A participação de Portugal nas OMCPLP é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Pathena apoiam a realização das Olimpíadas.

De lembrar que as Olimpíadas Ibero-americanas de Matemática este ano são uma organização conjunta de Portugal e Espanha, e que começam no dia 21 de Setembro em Monte Gordo.

Sociedade Portuguesa de Matemática

2018 – Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva

Facebook Comments

Comentários no Facebook