Loulé celebra Semana Europeia da Mobilidade com actividades de sensibilização

Loulé celebra Semana Europeia da Mobilidade com actividades de sensibilização

468
PARTILHE
As actividades (Foto: D.R.)
As actividades estão direccionadas para todas as idades (Foto: D.R.)

A Semana Europeia da Mobilidade celebra-se entre os dias 16 e 22 de Setembro. Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Loulé irá organizar um conjunto de actividades, sob o tema “Combina e Move-te!”. Destaque para o evento de rua “PARK(ing) Day – Ocupa do teu lugar na cidade”, a realizar-se no dia 21, na Praça da República. O conceito deste evento, na sua terceira edição,  consiste em efectuar uma mostra alargada e demonstração de diversos produtos/serviços relacionados com os temas da mobilidade inteligente, modo de vida saudáveis, eficiência energética, energias limpas, reutilização de materiais, sustentabilidade ambiental e adaptação climática, sendo para o efeito disponibilizados espaços nas zonas de habitual estacionamento de veículos no dia a dia.

Neste sentido, o “PARK(ing) Day” dirige-se a empresas, lojas e instituições, preferencialmente sediadas ou com instalações no Concelho de Loulé, que pretendam ocupar um lugar de estacionamento no espaço do evento para divulgação e promoção dos seus produtos ou serviços, e que se relacionem com estas temáticas.

Com esta iniciativa pretende-se assim, através de um evento diferenciador e promotor das diferentes formas de Mobilidade Sustentável, sensibilizar a população em geral para a necessidade de reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana, promovendo novas formas de deslocação em meio urbano e de usufruto do espaço público.

De entre as actividades previstas estão um passeio urbano bicicleta, marcha/corrida, o “Loulé Adapta”, rastreios de saúde, test drive e exposição de veículos eléctricos, jogos tradicionais, filmes educativos sobre alterações climáticas e promoção da adesão do comércio local.

- Pub -

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScANePRmPMKp74FY5uZMfQVEFNMBVeU2oIqemm7Fa3e8Ry3fQ/viewform.

Normas de participação e informações disponíveis através do site: www.cm-loule.ptloule.adapta@cm-loule.pt  ou através do telefone 289 400 600.

As actividades são diversificadas e para todas as idades

Paralelamente realizam-se outras actividades. Logo no dia 18, no auditório da Escola Secundária de Loulé, das 14:00 às 18:00, decorre o Seminário “Loulé Adapta –Mobilidade Urbana”.

Ao longo de todo o dia 19, as escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e escolas do ensino secundário recebem o “Dia 100 Bicicletas nas Escolas”. Com o objectivo de envolver a comunidade escolar na filosofia desta Semana, a Câmara Municipal lançou o apelo aos estabelecimentos de ensino para que reúnam neste dia, no recinto escolar, no mínimo, 100 bicicletas em cada escola, trazidas pelos alunos, professores, animadores ou auxiliares. São também os alunos das escolas que participam nas actividades pedagógicas programadas para o dia 21, na Praça da República, das 10:00 às 13:00. Já das 18:00 às 23:00 horas, é tempo de “PARK(ing) Day” neste mesmo local.

No dia seguinte, dia 22, o Dia Europeu sem Carros é assinalado na Praça da República, com iniciativas das 9:00 às 17:00 horas.

A temática da Semana Europeia da Mobilidade incentiva a fazer uma reflexão sobre as vantagens económicas dos modos de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta, o andar a pé, o transporte colectivo ou público e os veículos menos poluentes e de como, através de escolhas de mobilidade mais inteligentes, podemos contribuir de forma determinante para a economia colectiva.

As cidades que promovem o transporte sustentável estão em vantagem, comparativamente àquelas que não o fazem. Do sector público para o sector privado, da sociedade em geral para o indivíduo, os benefícios económicos de uma mobilidade inteligente são evidentes: as formas de mobilidade suave mantêm-nos activos, o que melhora a saúde, reduz as importações de petróleo e melhora a qualidade do ar. Isso significa que estas escolhas são o melhor investimento para todos, para as vilas e cidades, e para a economia em geral.

Facebook Comments

Comentários no Facebook