Nova ponte da Praia de Faro concluída até 2018 era notícia há...

Nova ponte da Praia de Faro concluída até 2018 era notícia há 2 anos

555
PARTILHE
Rogério Bacalhau chegou a entendimento com o Ministério do Ambiente em Setembro de 2016 (foto D.R.)

Faz hoje, precisamente dois anos que era notícia no POSTAL que “Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, alcançou ontem, em Lisboa, um entendimento com o Ministério do Ambiente que vai viabilizar a construção da nova Ponte para a Praia de Faro”, segundo referia um comunicado de imprensa enviado à nossa redacção.

Mas como diz o povo, a “esperança é a última a morrer” queremos acreditar que brevemente irão haver boas notícias…

A 27 de Setembro de 2016, dizia a notícia do POSTAL que “tendo em atenção a inexistência de financiamento para esta importante obra, o Município compromete-se a assumir mais 20% do seu custo total, estimado em cerca de 2,4 milhões de euros, que se somam aos 30% já comprometidos no momento da constituição do capital social da sociedade Polis, em cujo programa de trabalhos este projecto estava inicialmente inscrito”.

Aumentar a segurança e conforto dos utentes no acesso à praia de Faro

Era igualmente dito que “apesar do esforço extraordinário a que se compromete, para o Município “esta foi a solução possível tendo em conta a necessidade evidente de aumentar os níveis de serviço, segurança e conforto dos utentes no acesso à praia de Faro, num equipamento que é ainda muito mais eficiente do que o actual dos pontos de vista hidráulico, ambiental, arquitectónico e de navegabilidade”.

- Pub -

Por outro lado, e mesmo significando um investimento superior ao que importaria a requalificação da actual infra-estrutura, “a nova ponte representa um aumento considerável no que respeita a segurança estrutural e a tempo de vida útil, remetendo-nos igualmente para menores custos de manutenção”, explica.

De referir ainda que o alinhamento da nova ponte será rectilíneo e paralelo à ponte actual (imediatamente a nascente) o que vai permitir a sua edificação com um menor índice de transtorno no acesso à praia.

De acordo com os novos prazos previstos, será possível atravessar a nova ponte para a Praia de Faro ainda em 2018. Posteriormente, a gestão e manutenção da infra-estrutura estarão a cargo do Município”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook