UAlg ministra Curso de Medicina de Catástrofe

UAlg ministra Curso de Medicina de Catástrofe

226
PARTILHE
curso catastrofes
O primeiro dia foi dedicado a conceitos básicos de catástrofe (Fotos: D.R.)

O Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Universidade do Algarve está a ministrar, de 4 a 6 de Setembro, aos alunos de último ano, um curso de Medicina de Catástrofe. A Medicina de Catástrofe é um “novo ramo da Medicina”, com características diferentes da Medicina de Urgência, nomeadamente a nível ético e na forma de actuar.

Na opinião da médica e investigadora Ana Pinto de Oliveira, “para os alunos será muito importante terem acesso e poderem participar em projectos de investigação nesta área, não só na vertente da educação médica, mas também na vertente de saúde pública, sensibilizando e preparando a população para uma intervenção voluntária e eficaz em situações de catástrofe”.

O primeiro dia, 4 de Setembro, foi dedicado a conceitos básicos de catástrofe, epidemiologia de catástrofes e impacto nos sistemas de saúde e nas populações.

O dia de hoje, 5 de Setembro, centrar-se-á no sistema de comando e triagem, terminando com um “tabletop exercise”, ou seja um exercício que permite que as principais entidades se familiarizem entre si e com os respectivos papéis e responsabilidades, estimulando a discussão.

curso catastrofes2
Alunos terão aulas sobre os aspectos psicossociais e redução de risco de catástrofe

Comentários no Facebook