Centro de Ciências do Mar da UAlg adquire equipamento de investigação único...

Centro de Ciências do Mar da UAlg adquire equipamento de investigação único na Península Ibérica

385
PARTILHE
Nena Matscheko, da Dynamic Biosensors, apresentou as potencialidades do equipamento (Fotos: D.R.)

O primeiro biossensor switchSENSE® da Península Ibérica foi adquirido pelo CCMAR e apresentado à comunidade académica. Este equipamento abre novas potencialidades de investigação em diversas áreas e contribui para elevar a competitividade científica da região do Algarve.

O biossensor adquirido pelo CCMAR é um dos equipamentos mais sensíveis, eficazes e precisos para a análise de interacções moleculares e parâmetros biofísicos em tempo real. Este tipo de análises é especialmente importante para quem faz investigação na área da biotecnologia, biomedicina, farmácia, bioquímica e até aquacultura. O equipamento ficará integrado na plataforma de serviços do CCMAR, ProtMAR.

O biossensor switchSENSE® adquirido pelo CCMAR

Deborah Power, investigadora do CCMAR e professora na Universidade do Algarve, salienta que “este biossensor vai certamente elevar a capacidade científica do CCMAR, mas deve ser visto como um investimento de maior alcance – primeiro porque poderá também ser utilizado por toda a comunidade académica e industrial, e segundo porque nos vai permitir identificar mais rapidamente novas biomoléculas de origem marinha com potencial para uso humano”.

Adquirido através do projeto EMBRC.PT, com o co-financiamento do programa operacional CRESC Algarve 2020 gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve, o equipamento foi apresentado à comunidade académica e científica do Algarve no decorrer da semana que passou, estando agora disponível para realizar análises inovadoras.

Facebook Comments

Comentários no Facebook