CONFIRMADO: Galp e ENI desistem da exploração de petróleo em Aljezur

CONFIRMADO: Galp e ENI desistem da exploração de petróleo em Aljezur

277
PARTILHE
Foto D.R.

O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo presidente executivo da empresa, durante uma conferência telefónica com acionistas. Uma informação já confirmada pela Antena 1 por vários canais de TV.

Ainda segundo a Lusa, a Galp e a Eni decidiram abandonar o projeto de prospeção de petróleo em Aljezur, ao largo da costa alentejana, já que “as condições existentes tornaram objetivamente impossível” prosseguir as atividades de exploração”.

Foto D.R.

“A Galp e a Eni tomaram a decisão de abandonar o projeto de exploração de fronteira na bacia do Alentejo.

Apesar de lamentarmos a impossibilidade de avaliar o potencial de recursos ‘offshore’ [no mar] do país, as condições existentes tornaram objetivamente impossível prosseguir as atividades de exploração”, referem as empresas numa nota hoje divulgada”.

- Pub -

As duas empresas escusam-se a fazer “comentários adicionais” dada “a existência de diversos processos judiciais em curso”.

A concessão para a prospeção de petróleo, a cerca de 50 quilómetros da costa terminava em janeiro do próximo ano.

Esta era uma operação muito contestada por movimentos ambientalistas, autarquias e também por partidos políticos, como o Bloco de Esquerda e o PCP.

Cai agora por terra a procura de petróleo junto à costa portuguesa, sendo que o Governo já tinha anunciado que não iria permitir o lançamento de novas concessões até ao fim da legislatura.

Facebook Comments

Comentários no Facebook