Feijoada vegetariana portuguesa em competição europeia

Feijoada vegetariana portuguesa em competição europeia

440
PARTILHE

Projecto Bean Ready representa Portugal na ECOTROPHELIA Europe, em Paris, França (Fotos: D.R.)

Bean Ready, uma feijoada vegetariana pronta-a-comer com produtos tradicionais portugueses, é o produto responsável por representar Portugal na competição europeia do Prémio Ecotrophelia, nos dias 21 e 22 de Outubro, na feira internacional SIAL, em Paris, França.

Ecotrophelia Europe foca-se na eco-inovação alimentar europeia e o produto português compete com outras equipas de estudantes do ensino superior de 17 países europeus. Apostando no aumento do consumo de leguminosas e no benefício dos recursos endógenos, Bean Ready é composta por feijão, cogumelos, couve e enchidos vegetais, sendo acompanhada por arroz Carolino.

Representantes do Bean Ready, da esquerda para a direita: Ana Rita Mendes, Ariana Macieira, Ana Vilas Boas e Patrícia Soares

O produto foi o escolhido para representar Portugal, após o sucesso e consequente vitória na edição nacional do Prémio Ecotrophelia ECO, que decorreu no passado mês de Maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O projecto tem o apoio da PortugalFoods em coorganização com a FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas AgroAlimentares e foi estruturado por estudantes da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, liderados pela algarvia Patrícia Soares, de Quarteira.

Quarteirense Patrícia Soares lidera o projecto Bean Ready
- Pub -

Em declarações ao POSTAL do ALGARVE, a quarteirense diz ser “um grande orgulho, mas também uma grande responsabilidade em representar Portugal, uma vez que o Bean Ready representa a nossa tradição adequada às novas tendências”. Sobre o futuro do produto, Patrícia diz que a sua equipa está focada em “preparar a prestação na SIAL, em París e apresentar o todo o conceito em torno da ideia do Bean Ready. Após o concurso, pretendemos avançar com a ideia, embora, ainda, não tenhamos nenhum plano definido”.

Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália e Reino Unido são alguns dos 17 países a concurso. Serão atribuídos quatro prémios: Ouro (5.000€), Prata (3.000€), Bronze (2.000€) e “Estratégia de Comunicação” (500€), aliado a serviços de consultoria especializada para posterior comercialização e industrialização dos produtos.

(Miguel Lourenço / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook