Sismo de 3,9 na escala de Richter foi sentido em várias regiões

Sismo de 3,9 na escala de Richter foi sentido em várias regiões

563
PARTILHE
Não se registaram quaisquer danos materiais ou pessoais (Foto: D.R.)

Um dos dois sismos registado hoje a cerca de 65 quilómetros de Sines, no distrito de Setúbal, foi sentido na região de Arruda dos Vinhos, Lisboa, mas sem causar danos, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o sismo de 3,9 na escala de Richter foi registado na Rede Sísmica do Continente às 06:52 com epicentro a cerca de 65 quilómetros a oeste-sudoeste de Sines, no distrito de Setúbal.

Em declarações à Agência Lusa, o sismólogo Fernando Carrilho adiantou que o sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) na região de Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa”.

“Trata-se de dois sismos com epicentro a 65 quilómetros de Sines, mas apenas um [o de magnitude 3,9] foi sentido. Primeiro tivemos a informação de ter sido sentido pela população de Arruda dos Vinhos, mas depois chegaram relatos de outras regiões”, disse.

Segundo Fernando Carrilho, do departamento de sismologia e geofísica do IPMA, este sismo foi também sentido em Odemira, distrito de Beja, e Odeceixe, em Faro, e ainda com menor intensidade em algumas localidades dos distritos de Lisboa e Setúbal.

“Às 06:58 foi registado um segundo sismo com uma magnitude de 3,3 na escala de Richter também com epicentro a cerca de 55 quilómetros a oeste-sudoeste de Sines”, indicou.

Fernando Carrilho salientou ainda que “estes sismos são fracos e considerados normais”.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excepcional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Facebook Comments

Comentários no Facebook