Tavira é capital mundial dos provérbios em Novembro

Tavira é capital mundial dos provérbios em Novembro

295
PARTILHE
A abertura do Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios terá lugar no Hotel Vila Galé de Tavira (Foto: D.R.)

Em Novembro todos os caminhos vão dar a Tavira, cidade mundial dos provérbios. O 12º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios (ICP18) decorre na cidade do Gilão, entre 4 e 11 de Novembro. A sessão de abertura, terá lugar no domingo, 4 Novembro, pelas 14:30 horas, no Hotel Vila Galé de Tavira.

Este ano o colóquio conta com 100 participantes de 28 países, incluindo mais duas novas nações, a Nova Zelândia e a Turquia.

Na sessão de abertura será apresentado um livro de Provérbios Europeus, mas desta vez em língua russa (assim como em português e inglês), da autoria de Rui Soares e Elena Carter.

No dia 5 de Novembro, segunda-feira, será apresentado outro livro, desta feita na Biblioteca Municipal de Tavira, da autoria de Filipe Pires, intitulado “A Proverbialidade na Narrativa de Saramago”, como um tributo aos 20 anos do Prémio Nobel da Literatura (1998). São duas das novidades do programa.

Este ano o colóquio conta com 100 participantes de 28 países
- Pub -

Conforme explica a organização, “as conferências plenárias terão a duração de 45 minutos, incluindo o tempo para discussão (15 minutos) e as comunicações sectoriais serão de 30 minutos incluindo o tempo para discussão (10 minutos). O Comité Organizador promoverá o diálogo entre jovens investigadores e os especialistas como estratégia para motivar participantes e outros entusiastas em paremiologia a partilhar os seus conhecimentos”.

Os períodos para apresentação dos cartazes serão colocados ao fim do dia para possibilitar uma abordagem informal a todos os participantes, mesmo para os que não tenham contribuído com uma comunicação oral nos tópicos propostos para o debate geral. Ao exibirem os seus materiais todos os participantes têm a possibilidade de os comentar, discutir e ouvir de outras pessoas interessadas na temática, aspectos relacionados com o estudo dos provérbios e das expressões proverbiais.

Durante a semana, os programas social e cultural incluem, ainda, a recepção de boas-vindas, os jantares de entretenimento e de encerramento e algumas visitas culturais organizadas na cidade, de acordo com os desejos dos participantes; outros eventos podem ser vistos na agenda cultural da Câmara de Tavira para o mês de Novembro.

Para consultar o programa do Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios clique AQUI.

Facebook Comments

Comentários no Facebook