Faro e Chaves assinam protocolo de geminação a pensar na mítica EN2

Faro e Chaves assinam protocolo de geminação a pensar na mítica EN2

206
PARTILHE

Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, e João Pinto, presidente da União das Freguesias de Madalena e Samaiões avançam com geminação (Foto D.R.)
Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, e João Pinto, presidente da União das Freguesias de Madalena e Samaiões avançam com geminação (Foto D.R.)

Decorreu ontem, ao princípio da noite, no salão nobre da Associação Humanitária de Bombeiros Flavienses, na cidade de Chaves, a cerimónia de assinatura do protocolo de Geminação entre a União das Freguesias de Faro e a União das Freguesias de Madalena e Samaiões.

Perante uma sala cheia, que contou com a presença de meia centena de farenses, ambos os presidentes assinaram o documento tendo em vista a criação de sinergias, ganhos de escala e partilha de esforços na concretização de projetos comuns entre ambas as freguesias como a história e a cultura; as atividades desportivas; o turismo; a promoção da identidade, da tradição, do artesanato e dos produtos endógenos; o desenvolvimento económico e empresarial; a cidadania e a solidariedade entre as comunidades; o marketing e a promoção territorial, sobretudo na valorização e divulgação da EN2.

Mística e lendária Estrada Nacional nº 2

De todas as estradas de Portugal há uma com uma mística e algo de lendário que a distingue das outras. A Estrada Nacional 2 é a estrada de maior extensão do país, tendo o seu início em Chaves (Km 0) e terminando ao Km 738,5 em Faro.

- Pub -

Não só é a maior estrada portuguesa como também é a maior da Europa. Em todo mundo, só duas ultrapassam a extensão na Estrada Nacional 2.

Para o presidente da União das Freguesias de Faro, Bruno Lage, “esta geminação reveste-se de grande importância uma vez que vai ser uma mais-valia para ambos os territórios pois é objetivo de ambas as Freguesias dinamizarem e desenvolverem ações de intercâmbio na área cultural, desportiva, educativa, turística e económica e que seguramente que vai servir para aproximar dois pontos distintos do país, mas ligados por uma das maiores estradas europeias, a mítica EN2, permitindo um intercâmbio de vivencias, costumes entre muitas outras áreas de interesse comum, numa relação de proximidade que se pretende que seja próxima e intensificada.”

Por sua vez, João Pinto, presidente da União das Freguesias de Madalena e Samaiões, refere que o protocolo hoje assinado “vai contribuir para o reforço e aparecimento de iniciativas que estimulem e apoiem o desenvolvimento de atividades económicas e culturais, bem como o aumento das suas dinâmicas sociais, sem esquecer e o desenvolvimento de iniciativas que visem a promoção e a divulgação da EN2 como rota turística de interesse regional e nacional”.

Para assinalar este momento, foi plantada junto à sede da União das Freguesias de Madalena e Samaiões uma árvore da amizade.

Facebook Comments

Comentários no Facebook