Lagos prepara geminação com município marroquino de El Jadida

Lagos prepara geminação com município marroquino de El Jadida

399
PARTILHE

Geminação pretende colocar em rede as duas muralhas “irmãs” (Foto: D.R.)

A proposta de celebração de um Acordo de Geminação entre o Município de Lagos e o Município de El Jadida (Reino Marrocos) foi aprovada na última Reunião de Câmara.

A intenção de colocar em rede as duas muralhas “irmãs” – significativos exemplares da arquitectura militar dos primórdios da pirobalística com o traço de Miguel de Arruda, que foi projectista da muralha de Lagos e coordenador do projeto da Cidadela Portuguesa de Mazagão (atual El Jadida) – é um dos motivos desta aproximação institucional.

Esta decisão surge depois da recente geminação com o município marroquino de Ksar El Kébir (Alcácer Quibir) e concretiza a “Política de Acordos de Cooperação e Geminações” traçada pelo Município de Lagos, que, neste caso concreto, tem como objectivo a internacionalização e promoção das Muralhas de Lagos, no âmbito da criação da Rede de Fortificações da Fronteira Marítima, estrutura que se pretende desenvolver com base nas parcerias que Lagos tem na esfera dos Descobrimentos Portugueses.

De salientar que a Câmara de Lagos está a desenvolver um Plano Geral de Intervenção (PGI) que contempla medidas de reabilitação, gestão e promoção das muralhas de Lagos. Definidos estão já quatro projetos distintos, mas complementares e de implementação sequencial: o Estudo do Cadastro; o Projeto de Reabilitação; o Projecto de Iluminação de Valorização; e o Projecto de Sinalética. Paralelamente será desenvolvido um Plano de Promoção, instrumento estratégico e integrado que tem como objetivo garantir uma coordenação entre as acções de reabilitação, salvaguarda e valorização, com ações de gestão e de promoção do imóvel, esta última entendida como a sua divulgação, estudo, colocação em redes de conhecimento, circuitos turísticos ou geminações.

Esta geminação irá dar seguimento e novo alento aos contactos e às acções de cooperação já existentes, pois ainda recentemente Lagos participou numa conferência e organizou uma ação de formação para jovens guias intérpretes da Cidadela Portuguesa de Mazagão.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook