Rota do Petisco vendeu mais de 181 mil ementas num mês

Rota do Petisco vendeu mais de 181 mil ementas num mês

159
PARTILHE

 

Rota teve um impacto económico que superou o meio milhão de euros (Fotos: D.R.)

O ano de 2018 trouxe uma Rota do Petisco com um novo modelo, mas a forte adesão do público manteve-se neste evento que, desde 2011, tem posto o Algarve a petiscar. Assim, na passada sexta-feira, 16 de Novembro, a Casa Manuel Teixeira Gomes encheu-se para ouvir um número mágico: 181.807 ementas da Rota vendidas.

Este ano, aderiram à Rota 277 estabelecimentos de 13 municípios. Pela primeira vez, a Rota chegou à fronteira, onde se estrearam mais quatro novos municípios, Albufeira, São Brás de Alportel, Tavira e Castro Marim.

No total, a Rota do Petisco 2018 registou um impacto económico directo (valor de ementas comercializadas) que superou o meio milhão de euros (508.875 mil euros), um montante ainda mais significativo se confrontado com o custo da realização do evento, estimado em cerca de 320 mil euros, sendo grande parte deste investimento suportado por trabalho voluntário.

- Pub -

Tais números também exprimem a forma como o evento foi promovido dentro e fora do Algarve. Em 2018, o investimento em divulgação e marketing repercutiu-se no interesse suscitado junto dos media regionais e nacionais. Um dos veículos fundamentais para essa divulgação foi o website da Rota do Petisco. Cerca de 125 mil visualizações foram registadas ao longo de todo o evento.

Rota Solidária HPA Saúde conseguiu angariar mais de 20 mil euros

Este ano, a Rota Solidária HPA Saúde conseguiu angariar 20 mil e 513 euros que, nos próximos meses, serão distribuídos por 14 projectos sociais desenvolvidos por organizações locais. Na noite da passada sexta-feira, a assinatura dos protocolos com estas instituições constituiu um dos momentos mais emotivos.

A Festa da Conclusão da Rota também deu a conhecer os estabelecimentos eleitos pelos petiscadores como as 7 Estrelas da Rota, quer ao nível da qualidade da ementa, quer da capacidade de transmitir o chamado “espírito da Rota”, um misto de simpatia, hospitalidade e boa disposição.

Verba angariada na Rota Solidária será distribuída por 14 projectos sociais

Para aqueles que revelaram uma mais apurada veia artística, quer no desenho, quer na fotografia, estavam reservados os prémios da Rota da Ilustração e Rota das Imagem, oferecidos por MODO e André Mota – Fotografia e Vídeo. Os melhores trabalhos estarão patentes na exposição “Gentes da Rota” na Casa Manuel Teixeira Gomes, de dia 4 a dia 31 de Dezembro, sendo a inauguração oficial no dia 7 de Dezembro.

Organizado pela associação Teia D’Impulsos, o evento voltou a alicerçar-se nas parcerias entre entidades públicas, associações de cidadãos e empresas, sendo uma prova viva de como a união de sinergias pode dar valiosos frutos.

Mais informações acerca da Rota do Petisco em rotadopetisco.com ou através do email rotadopetisco@teiadimpulsos.pt.

Facebook Comments

Comentários no Facebook