Teresa Lago é a vencedora do Grande Prémio Ciência Viva Montepio 2018

Teresa Lago é a vencedora do Grande Prémio Ciência Viva Montepio 2018

179
PARTILHE

 

Teresa Lago foi recentemente eleita secretária-geral da União Astronómica Internacional (Foto: D.R.)

A astrónoma Teresa Lago, o professor Filipe Ressurreição e o realizador Edgar Canelas são os vencedores dos Prémios Ciência Viva Montepio 2018.

O Grande Prémio Ciência Viva Montepio distingue Teresa Lago pela sua acção notável na promoção da cultura científica enquanto professora, investigadora, autora e divulgadora no campo da Astronomia. Doutorada em Astrofísica pela Universidade de Sussex, foi fundadora do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e criou a primeira licenciatura em Astronomia do país. É actualmente secretária-geral da União Astronómica Internacional.

O Prémio Ciência Viva Montepio Educação distingue o Professor Filipe Ressurreição pela criação da “Oficina da Ciência” no Agrupamento de Escolas de Arouca, e pelos modelos inovadores de ensino e aprendizagem das ciências aí implementados, traduzindo-se num programa multidisciplinar de iniciação à investigação científica e promoção do contacto da comunidade escolar com cientistas.

- Pub -

O Prémio Ciência Viva Montepio Media distingue o realizador Edgar Canelas pela cobertura regular que ao longo do seu percurso profissional tem feito sobre temas científicos de actualidade, nomeadamente no magazine semanal “Os Dias do Futuro”, da Rádio Antena 1. No ar há 11 anos, pelos seus microfones já passaram mais de 800 investigadores, homens e mulheres da ciência de diferentes áreas, dando a conhecer ao público inúmeros projectos de relevo nacional e internacional.

A cerimónia de entrega de prémios terá lugar a 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, às 15.00, no Anfiteatro do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Esta iniciativa integra a Semana da Ciência e da Tecnologia e contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Os Prémios Ciência Viva Montepio são atribuídos anualmente pela Ciência Viva e pelo Montepio e distinguem personalidades e instituições que se destacaram pelo seu mérito excepcional na promoção da cultura científica em Portugal. Os premiados foram seleccionados pelos representantes das instituições de investigação científica que constituem a Agência Ciência Viva (ver lista em baixo).

Nos últimos seis anos o Grande Prémio Ciência Viva Montepio distinguiu o editor Guilherme Valente, o geólogo Galopim de Carvalho, o botânico Jorge Paiva, o físico Manuel Paiva, o patologista Sobrinho Simões e o físico Carlos Fiolhais.

Saiba mais sobre os premiados:

Teresa Lago

Filipe Ressurreição

Edgar Canelas 

© 2018 – Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Facebook Comments

Comentários no Facebook