Alunos do 1º ciclo de Lagos aprendem a jogar golfe

Alunos do 1º ciclo de Lagos aprendem a jogar golfe

264
PARTILHE

O instrutor disponibilizado pelo Espiche Campo de Golfe vai partilhar conhecimentos com os alunos (Foto: D.R.)

A Câmara de Lagos e o Espiche Campo de Golfe, S.A vão celebrar um protocolo de colaboração que tem como objetivo o desenvolvimento do golfe (iniciação) nas Escolas Básicas do 1.º Ciclo do concelho de Lagos, do ensino público. A minuta do documento foi presente na última reunião de Câmara, realizada a 5 de Dezembro, tendo merecido aprovação por unanimidade.

As aprendizagens serão integradas nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), mais concretamente na vertente da Actividade Física e Desportiva (AFD), em coadjuvação entre os professores das AEC/AFD e o técnico de golfe.

O técnico/instrutor disponibilizado pelo Espiche Campo de Golfe irá visitar já este ano lectivo e partilhar, numa primeira fase, os seus conhecimentos com os alunos das escolas de Odiáxere, Espiche e Santa Maria.

Medida visa proporcionar melhores espaços desportivos de recreio e lazer ao ar livre

Esta parceria, a estabelecer entre o Município e o Espiche Campo de Golfe, enquadra-se nos eixos 3 e 4 do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Lagos, os quais visam proporcionar “melhores espaços desportivos de recreio e lazer ao ar livre” e construir “parcerias mais dinâmicas e coesas”. As partes reconhecem que jogar golfe ajuda no desenvolvimento das crianças, aumentando a capacidade de concentração e raciocínio, assim como o seu controlo motor. Por ser praticado ao ar livre e em contacto com a natureza promove igualmente um estilo de vida saudável. Quer a parceria a firmar, quer o projeto já existente com a Federação Portuguesa de Golfe pretendem igualmente desmistificar a ideia de que o Golfe é um desporto só para elites.

O Município reforça, assim, o trabalho que já vinha sendo feito nas escolas do 1.º ciclo, no âmbito do projeto Drive School, que é apoiado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG), e no âmbito do qual os alunos dos 3.º e do 4.º anos têm vindo a receber iniciação à prática deste desporto nas AECs/AFD, utilizando os Kits que foram disponibilizados pela Federação e participando nas competições anuais que são organizadas nas escolas. Neste âmbito está prevista a realização de um Encontro de Drive School Municipal (que o ano passado decorreu no Boavista Golfe Resort e este ao letivo será realizado no dia 28 de Abril de 2019 no Onyria Palmares), em que os alunos inscritos neste projeto poderão jogar golfe acompanhados pelos pais. Os melhores alunos/jogadores que se forem apurando em cada uma das fases serão convidados a participar no torneio regional (Drive School Regional Sul, a realizar no dia 18 de Maio de 2019 no Salgados Golfe Course) e depois no Campeonato Nacional Drive School (que terá lugar a 1 e 2 de julho no Montado Hotel & Golf Resort.

Facebook Comments

Comentários no Facebook