Nova Unidade de Saúde Móvel de Alcoutim serve populações do concelho

Nova Unidade de Saúde Móvel de Alcoutim serve populações do concelho

250
PARTILHE

Alcoutenejos passam a dispor de consultas médicas nas suas localidades de residência (Foto: D.R.)

A nova Unidade de Saúde de Móvel foi apresentada por Osvaldo dos Santos Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, numa cerimónia que contou com a presença do presidente do Conselho Directivo da ARS Algarve, Paulo Morgado, no passado dia 1 de Novembro em Giões.

A unidade presta, além de tratamentos de saúde habituais, consultas de saúde familiar, e vai servir os utentes do Município de Alcoutim, que passam a dispor de consultas médicas nas suas localidades de residência.

A nova unidade tem como objectivo melhorar os cuidados de saúde primários e de proximidade para as populações mais vulneráveis e tornar os cuidados mais equitativos e proporciona consultas de rotina.

Assim, a localidade de Giões tem acesso aos novos serviços da Unidade de Saúde Móvel todas as quartas-feiras às 14h horas, e a localidade de Pereiro todas as segundas-feiras às 14 horas.

De salientar que a Unidade Móvel de Saúde está especialmente vocacionada para a prevenção, vigilância de saúde, e auxilio na realização de consultas médicas domiciliares, bem como a prestação de cuidados de enfermagem à população mais idosa e com mais dificuldades de acesso aos Centros de Saúde.

Osvaldo dos Santos Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, afirma que o protocolo com a ARS/Algarve “garante as condições para melhorar o serviço, adaptando e reorganizando o que o município já vinha disponibilizando serviços de saúde e acesso a prestação de cuidados de saúde no concelho”

O autarca declara que “o serviço da Unidade de Saúde Móvel traz um conjunto de serviços que até agora só se faziam nos Centros de Saúde, possibilitando reforçar os serviços nas localidades de Giões e Pereiro, onde os postos de atendimento foram encerrados, colmatando o constrangimento do encerramento e atribuindo uma maior justiça com os munícipes afectados, combatendo a desigualdade de acesso aos cuidados de saúde”.

Moderna e funcional, a nova unidade teve um investimento de 75 mil e 30 euros realizado pelo Município de Alcoutim e co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional (PO) CRESC Algarve 2020, através da candidatura designada por: “Unidades de Saúde Móveis de Proximidade” cuja candidatura foi apresentada pela ARS Algarve em parceria com os municípios da região, com taxa de comparticipação de 80%.

(Artigo publicado no Caderno de Alcoutim)

Facebook Comments

Comentários no Facebook