Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Animais, Nacional

O papel das autarquias na proteção animal

  A Lei n.º 8/2017, de 3 de março, que vigora desde maio desse mesmo ano e que veio alterar o nosso Código Civil, veio operar uma verdadeira “Revolução” no Direito, admitindo-se, pela primeira vez, no nosso sistema jurídico, que os animais não são coisas. Os animais são hoje entendidos como pertencendo a uma […]

11:53 3 Dezembro, 2018 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

Marisa Quaresma dos Reis;
Provedora Municipal dos Animais de Lisboa;
Docente de Direito no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Univ. de Lisboa;
Investigadora Associada do Centro de Investigação de Direito Público da Faculdade de Direito da Univ. de Lisboa

A Lei n.º 8/2017, de 3 de março, que vigora desde maio desse mesmo ano e que veio alterar o nosso Código Civil, veio operar uma verdadeira “Revolução” no Direito, admitindo-se, pela primeira vez, no nosso sistema jurídico, que os animais não são coisas.

Os animais são hoje entendidos como pertencendo a uma terceira categoria, entre as coisas e as pessoas, tendo-se consagrando, um novo estatuto jurídico para os animais no novo Artigo 201.º-B do Código Civil que estabeleceu que “Os animais são seres vivos dotados de sensibilidade e objeto de proteção jurídica em virtude da sua natureza.”

Esta lei veio ainda explicitar que a “proteção jurídica dos animais”, conforme o disposto no Artigo 201.º-C “(…) opera por via das disposições do presente código e de legislação especial”.

É certo que já havia sinais de que os animais mereciam um tratamento diferenciado das coisas no nosso ordenamento jurídico, tendentes à sua proteção, muito antes da chegada da Lei n.º 8/2017. E quando digo muito antes, falo desde os séculos passados.

Partindo do passado mais recente, já com a Lei n.º 92/95, de 12 de setembro, se tinha dado um passo importantíssimo rumo a um reconhecimento jurídico da proteção dos animais. Infelizmente, essa lei nunca veio a ser regulamentada, pelo que violação dos princípios aí consagrados ainda hoje não devolve qualquer consequência para o prevaricador. Não passou de uma declaração de princípios.

O Decreto-Lei n.º 276/2001, de 17 de outubro, e a Lei n.º 69/2014, de 29 de agosto, que alterou o nosso Código Penal, vieram trazer outro impulso à proteção dos animais, em especial aos animais de companhia, estabelecendo, respetivamente, o quadro de proteção contraordenacional e criminal referente a situações de negligência quanto aos indicadores de bem-estar dos animais, abandono e maus tratos físicos perpetrados contra os animais que integram as nossas famílias ou que a isso são destinados.

Os animais são hoje entendidos como pertencendo a uma terceira categoria, entre as coisas e as pessoas (Fotos: D.R.)

Começam a surgir localmente, muito por força das associações zoófilas e exigência das comunidades locais, uma maior atenção à proteção dos animais, em especial dos ditos animais de companhia.

Se é verdade que as autarquias, sejam elas municípios ou juntas de freguesia, já detinham muitas obrigações relativamente aos animais anteriores a toda esta mudança legislativa, essas mesmas obrigações eram, na sua maioria, de natureza higio-sanitária (tenha-se, como exemplo, a obrigação da recolha de animais errantes pelos canis municipais a fim de evitar perigos para a saúde pública – atuais Centros de Recolha Oficiais (CROs) – ou obrigação de aplicação de vacina antirrábica ou o controlo das ditas “pragas” pelos departamentos de higiene urbana), ou também de natureza “recenseadora” como a obrigatoriedade da identificação eletrónica pelas juntas de freguesia, imposta pelo Decreto-Lei n.º 313/2003, de 17 de dezembro, sendo que, nesta altura, esta obrigação apenas se aplicava a cães perigosos e potencialmente perigosos, cães utilizados em ato venatório ou ainda aos cães de exposição para fins comerciais, em estabelecimentos de venda, locais de criação, feiras e concursos, provas funcionais, em publicidade ou fins similares.

Este recenseamento passou a ser obrigatório, em julho de 2008, para todos os cães nascidos após 1 de julho desse mesmo ano, independentemente da sua classificação.

O problema dos animais ditos de companhia, numa altura em que os estudos mostram que já existem mais animais de companhia por habitação do que crianças, e em que as famílias constituídas por uma só pessoa proliferam, passando os animais também a assumir o papel de membros da família (muitas vezes os únicos…), levou a que, também no plano social, os animais passassem a ser considerados enquanto peças da estratégia política orientada para as comunidades locais.

Os avanços da ciência, que nos mostram as incríveis capacidades dos animais, até recentemente ignoradas ou desconhecidas, bem assim como a crescente sensibilidade social para com os outros seres animais e o meio ambiente e a já vasta e complexa legislação aplicável nestas matérias, levaram as autarquias a dar um salto qualitativo e quantitativo na sua relação com estes novos “atores” da dinâmica política local.

Sinal disso, em 2013, deu-se uma viragem importante no paradigma da relação das autarquias com os animais pertencentes às suas comunidades com a criação do primeiro Provedor Municipal dos Animais em Lisboa, cargo esse que se mantém até hoje, estando já no terceiro mandato, tendo este exemplo sido seguido por Ovar, logo em 2016, embora para uma experiência menos bem sucedida e efémera.

Felizmente, em 2018, já existem sinais claros em outros municípios, de norte a sul de Portugal, da existência de uma vontade política tendente à criação do cargo de Provedor Municipal dos Animais pelas respetivas autarquias.

Em Lisboa, o Provedor Municipal dos Animais, figura independente e imparcial, tem assumido um papel representativo dos interesses dos animais a nível local, bem como assumido a função de observador do cumprimento do já vasto acervo de legislação sobre proteção animal no espaço do Município. Não tendo competência decisória nem executiva, trabalha de perto com as autarquias de Lisboa e os serviços da Câmara Municipal num contexto de diálogo, aconselhamento e acompanhamento de denúncias.

Vários programas na área da sensibilização e formação têm vindo a ser desenvolvidos, em parceria com associações zoófilas, outras entidades públicas ou de forma independente, com o apoio e cooperação das autarquias locais (câmara e juntas de freguesia).

Com as obrigações acrescidas para as autarquias após a entrada em vigor em pleno, no passado dia 23 de setembro de 2018, da Lei n.º 27/2016, de 23 de agosto, regulamentada pela Portaria n.º 146/2017 de 26 de abril e que veio proibir o abate como forma de controlo populacional pelas autarquias, estabelecendo, no caso dos felinos errantes, a implementação de programas CED (Captura-Esterilização-Devolução), as autarquias viram as suas responsabilidades acrescidas, muitas vezes além das suas capacidades.

Talvez isso explique este movimento local que se começa a sentir um pouco por todo o lado no sentido de serem criadas, a nível das juntas de freguesia e das câmaras municipais, novas estruturas, passando por comissões locais de bem-estar animal (como já acontece em Lisboa, nas Juntas de Freguesia da Penha de França e na de Arroios), ou Provedores dos Animais ao nível dos municípios que possam auxiliar os decisores políticos nas estratégias para a prossecução destas novas obrigações, correspondendo, ao mesmo tempo, às novas exigências da comunidade, cada vez mais sensível e informada sobre a temática do bem-estar animal.

Como costumo dizer, “Provedores dos Animais” somos todos nós ou deveremos sê-lo. O trabalho em prol da proteção dos animais exige vários atores a vários níveis: a começar pela academia, que capacita o legislador a operar reformas na nossa legislação, passando pelos decisores judiciais e pelos órgãos de polícia criminal e sem descurar o papel do domínio público e da sociedade civil.

As autarquias locais assumem, neste contexto, um relevantíssimo papel, cada vez mais interventivo na proteção dos animais e de potencial maior eficácia pelo contacto privilegiado e mais direto com a comunidade.

Nova ponte sobre o rio Lima.
Economia Nacional

Vai abrir nesta data uma nova ponte que atravessa um rio e vai desviar o trânsito de outras estradas: conheça a localização

14:40 18 Agosto, 2026 14:18 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova ponte sobre um rio abre ao trânsito esta semana, liga duas estradas nacionais e terá uma inauguração oficial com a presença do Governo

Algarve Animais

Reabilitação de tartaruga gigante no Zoomarine contribui para investigação internacional

10:22 18 Agosto, 2026 10:34 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A tartaruga Quinas foi encontrada enredada em artes de pesca, recuperou no Algarve e retomou depois um comportamento migratório normal

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoadas em Portugal nestes dias: mau tempo chega com uma grande descida das temperaturas nestas regiões

09:00 18 Agosto, 2026 12:51 17 Agosto, 2026 | João Luís

Previsão aponta para alterações nos próximos dias, com chuva e trovoadas em algumas regiões e uma descida acentuada das temperaturas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Algarve Cultura Gastronomia

Arrebita junta gastronomia, produtores e música em Portimão

09:10 18 Agosto, 2026 09:09 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Chefs, produtores, música e público voltam a encontrar-se em Portimão numa edição do Arrebita marcada pela diversidade gastronómica

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Nacional

Recebeu este aviso das Finanças? Tem até esta data para pagar e deixar passar o prazo pode ‘sair caro’

08:30 18 Agosto, 2026 19:30 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebeu uma nota de cobrança das Finanças deve estar atento a uma data importante

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva, ventos fortes e instabilidade: trovoadas vão ‘castigar’ estas regiões e há horas críticas

12:00 18 Agosto, 2026 13:27 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Trovoadas e aguaceiros poderão regressar esta terça-feira a várias regiões de Portugal, com algumas zonas mais expostas durante as horas mais críticas da tarde

Submarino de guerra. Crédito: Foto AI
Mundo

Alerta mundial? Submarino nuclear russo que transporta a “Arma do Apocalipse” com 10.000 km de alcance está no mar pela primeira vez

18:00 18 Agosto, 2026 17:11 18 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fontes estrangeiras dão conta que submarinos russos que transportam a "Arma do Apocalipse" estão em testes no Mar Branco

Turistas à espera do comboio. Crédito: Magnific
Nacional

“Foi horrível”: casal de turistas indignado garante nunca mais voltar a esta cidade portuguesa

18:30 18 Agosto, 2026 18:20 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Este casal de turistas estrangeiros ficou desiludido com a visita a esta cidade portuguesa e garante que não pretende voltar

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Algarve Gastronomia Saúde

Autarquias do Algarve convidadas a conhecer novos dados sobre hábitos alimentares das crianças

18:30 18 Agosto, 2026 18:25 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Dados do projeto Heróis da Fruta mostram como pequenos investimentos podem melhorar hábitos alimentares das crianças nas escolas portuguesas

Ilha da Armona.
Algarve

“Cada ano que passa fico mais apaixonada”: turista regressa há 7 verões a esta ilha no Algarve onde não há carros e hotéis

15:20 14 Agosto, 2026 10:44 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há sete anos que uma turista escolhe uma ilha no Algarve onde não há carros e hotéis para passar as suas férias de verão

Ciência Europe Direct Algarve

Algarve 2030 reforça investimento na ciência e transferência de conhecimento

18:10 18 Agosto, 2026 18:06 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

CCDR Algarve anuncia para outubro um novo aviso de apoio à transferência de conhecimento científico e tecnológico no âmbito do Algarve 2030.

Nova ponte sobre o rio Lima.
Economia, Nacional

Vai abrir nesta data uma nova ponte que atravessa um rio e vai desviar o trânsito de outras estradas: conheça a localização

14:40 18 Agosto, 2026 14:18 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova ponte sobre um rio abre ao trânsito esta semana, liga duas estradas nacionais e terá uma inauguração oficial com a presença do Governo

Algarve, Animais

Reabilitação de tartaruga gigante no Zoomarine contribui para investigação internacional

10:22 18 Agosto, 2026 10:34 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A tartaruga Quinas foi encontrada enredada em artes de pesca, recuperou no Algarve e retomou depois um comportamento migratório normal

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoadas em Portugal nestes dias: mau tempo chega com uma grande descida das temperaturas nestas regiões

09:00 18 Agosto, 2026 12:51 17 Agosto, 2026 | João Luís

Previsão aponta para alterações nos próximos dias, com chuva e trovoadas em algumas regiões e uma descida acentuada das temperaturas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Algarve, Cultura, Gastronomia

Arrebita junta gastronomia, produtores e música em Portimão

09:10 18 Agosto, 2026 09:09 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Chefs, produtores, música e público voltam a encontrar-se em Portimão numa edição do Arrebita marcada pela diversidade gastronómica

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Nacional

Recebeu este aviso das Finanças? Tem até esta data para pagar e deixar passar o prazo pode ‘sair caro’

08:30 18 Agosto, 2026 19:30 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebeu uma nota de cobrança das Finanças deve estar atento a uma data importante

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva, ventos fortes e instabilidade: trovoadas vão ‘castigar’ estas regiões e há horas críticas

12:00 18 Agosto, 2026 13:27 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Trovoadas e aguaceiros poderão regressar esta terça-feira a várias regiões de Portugal, com algumas zonas mais expostas durante as horas mais críticas da tarde

Submarino de guerra. Crédito: Foto AI
Mundo

Alerta mundial? Submarino nuclear russo que transporta a “Arma do Apocalipse” com 10.000 km de alcance está no mar pela primeira vez

18:00 18 Agosto, 2026 17:11 18 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fontes estrangeiras dão conta que submarinos russos que transportam a "Arma do Apocalipse" estão em testes no Mar Branco

Turistas à espera do comboio. Crédito: Magnific
Nacional

“Foi horrível”: casal de turistas indignado garante nunca mais voltar a esta cidade portuguesa

18:30 18 Agosto, 2026 18:20 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Este casal de turistas estrangeiros ficou desiludido com a visita a esta cidade portuguesa e garante que não pretende voltar

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Algarve, Gastronomia, Saúde

Autarquias do Algarve convidadas a conhecer novos dados sobre hábitos alimentares das crianças

18:30 18 Agosto, 2026 18:25 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Dados do projeto Heróis da Fruta mostram como pequenos investimentos podem melhorar hábitos alimentares das crianças nas escolas portuguesas

Ilha da Armona.
Algarve

“Cada ano que passa fico mais apaixonada”: turista regressa há 7 verões a esta ilha no Algarve onde não há carros e hotéis

15:20 14 Agosto, 2026 10:44 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há sete anos que uma turista escolhe uma ilha no Algarve onde não há carros e hotéis para passar as suas férias de verão

Ciência, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 reforça investimento na ciência e transferência de conhecimento

18:10 18 Agosto, 2026 18:06 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

CCDR Algarve anuncia para outubro um novo aviso de apoio à transferência de conhecimento científico e tecnológico no âmbito do Algarve 2030.

Últimas Notícias

  • Execução dos fundos europeus no Algarve chega aos 12,6% no final de julho
    Execução dos fundos europeus no Algarve chega aos 12,6% no final de julho
  • “Foi horrível”: casal de turistas indignado garante nunca mais voltar a esta cidade portuguesa
    “Foi horrível”: casal de turistas indignado garante nunca mais voltar a esta cidade portuguesa
  • Autarquias do Algarve convidadas a conhecer novos dados sobre hábitos alimentares das crianças
    Autarquias do Algarve convidadas a conhecer novos dados sobre hábitos alimentares das crianças
  • “Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água
    “Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água
  • Algarve 2030 reforça investimento na ciência e transferência de conhecimento
    Algarve 2030 reforça investimento na ciência e transferência de conhecimento

Opinião

  • Viver num paraíso estagnado: O manifesto de um jovem algarvio | Por Martim Lopes
    Viver num paraíso estagnado: O manifesto de um jovem algarvio | Por Martim Lopes
  • Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel
    Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel
  • Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
    Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • Execução dos fundos europeus no Algarve chega aos 12,6% no final de julho
    Execução dos fundos europeus no Algarve chega aos 12,6% no final de julho
  • Algarve 2030 reforça investimento na ciência e transferência de conhecimento
    Algarve 2030 reforça investimento na ciência e transferência de conhecimento
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento