POSTAL DO ALGARVE pelo olhar de Filipe da Palma

POSTAL DO ALGARVE pelo olhar de Filipe da Palma

418
PARTILHE
Foto de Filipe da Palma / www.postal.pt (D.R.)
Na génese de divulgação de um local como destino turístico estará um processo cultural, mediante o qual as atracções naturais ou culturais existentes são transformadas em algo que as transcende e que só pode ser entendido por referência ao grupo social ao qual se dirige. A atracção turística é apresentada neste sentido, sob a forma de um mito, um sistema coerente de imagens manipuladas pela linguagem mediática, ou na abordagem de Roland Barthes, uma meta-linguagem, representação simbólica do real cuja verdade é meramente referencial, dependendo da coerção do próprio código.
  • CONCEIÇÃO, Cristina Palma, (1998), Promoção Turística e (Re)Construção Social
    da Realidade, in Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 28, Oeiras, Celta Editora.

Filipe da Palma – Nascido em 1971, é natural de São Brás de Alportel

Em colaboração com o jornal POSTAL do ALGARVE, Filipe da Palma publica semanalmente imagens de e sobre o Algarve que, juntamente com pequenas frases e ou parágrafos, espoletem a reflexão acerca do território, acerca da Região.

Ser existente e fotógrafo «… tirar fotografias serve um propósito elevado: revelar uma verdade escondida, conservar um passado que desaparece. Mais ainda, a verdade escondida é frequentemente identificada com o passado que desaparece.»
  • Susan Sontag in Ensaios sobre fotografia
Facebook Comments

Comentários no Facebook