Albufeira é palco do Torneio de Ginástica Acrobática Adaptada

Albufeira é palco do Torneio de Ginástica Acrobática Adaptada [com fotogaleria]

827
PARTILHE

Sorrisos, lágrimas, companheirismo, entreajuda e muitas emoções à mistura…

Foi neste ambiente que se realizou hoje, dia 19, o Festival de Ginástica Acrobática Adaptada, no Pavilhão Desportivo de Albufeira.

Nesta iniciativa participaram 40 atletas com limitações (deficiências ao nível visual, intelectual e motor).

Sónia Alves, membro da organização do evento, disse ao POSTAL,” Foi com agrado que acolhemos esta ideia.
Para as pessoas com limitações é uma mais valia e estão a sentir-se muito integrados. Hoje um menino chegou a dizer-me que sentia mesmo que pertencia a um clube. Este convívio é muito bom, existem miúdos que têm tido uma evolução e um desenvolvimento excepcional com esta prática.”

Este torneio contou com a participação de ginastas sem deficiência, que cooperaram com os atletas com deficiência, num espectáculo verdadeiramente inclusivo e único.

Luísa Carvalhal e Tito Neto são um dos pares que participaram no evento. Tito possui limitações ao nível físico mas envolveu-se de forma bastante positiva nesta iniciativa:”Desde que comecei na ginástica acrobática tenho participado em torneios, e gosto muito de participar, é um momento importante para mim.”

Luísa também não tem dúvidas da importância que este desporto tem na vida dos seus colegas, e disse ao POSTAL,” Eu gosto de participar porque para além de nós ficarmos contentes, eles também ficam e já evoluíram bastante desde que começaram. Eu acho que eles gostam bastante de participar e demonstram muito isso.”

A Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais é a fundadora do projecto “Ginástica com Todos”. Colabora desde 2014, com a Associação de Ginástica do Algarve, com o objectivo de divulgar e desenvolver a ginástica acrobática para pessoas com limitações.

Hugo Mendes, que é o principal impulsionador do projecto falou com o POSTAL, “Estou verdadeiramente feliz. É muito bom ver que tanto os atletas com limitações como os ginastas sem deficiências/limitações aderem e participam activamente neste evento. O ano passado tivemos 26 atletas com limitações a participar nesta iniciativa, número que cresceu para 40 este ano. Por exemplo, este ano temos a participar uma atleta que é cega, e que acaba por ter uma percepção completamente distinta da realidade. Mas apesar disso, teve um desempenho excelente no torneio. Este evento superou as minhas expectativas e saio daqui bastante satisfeito.”

O evento teve uma enorme adesão por parte do público, que permaneceu verdadeiramente emocionado e atento ao longo das actuações.

Actualmente existem sete clubes no Algarve associados ao projecto “Ginástica com Todos”: o Clube Desportivo e Cultural do Enxerim, o Clube de Ginástica de Lagos, o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, o Clube de Ginástica de Albufeira, a Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais, o Clube ARTE (Tavira) e a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines.

Este projecto de inclusão desportiva tem vindo a crescer gradualmente desde 2014, contribuindo de forma bastante positiva para a evolução, desenvolvimento e integração destas crianças, jovens e adultos com limitações.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments
Advertisements

Comentários no Facebook