Escuteiros de Tavira promovem concerto para irem a acampamento na América

Escuteiros de Tavira promovem concerto para irem a acampamento na América

292
PARTILHE
O Fado Tropical é um projecto musical que nasceu há três anos em Tavira (Foto retirada do facebook)

O Agrupamento 100 de Tavira do Corpo Nacional de Escutas vai promover um espectáculo pelo grupo Fado Tropical no próximo dia 2 de Fevereiro, pelas 21 horas, na Pousada do Convento da Graça, em Tavira, com o objectivo de angariar fundos para participar no próximo Verão no Acampamento Mundial nos Estados Unidos.

É a primeira vez que o agrupamento tavirense participa neste evento e levará 21 elementos, inseridos nos 750 representantes que Portugal vai ter a participar no maior acampamento escutista do mundo.

O Fado Tropical é um projecto musical que nasceu há três anos em Tavira, tendo por base as influências de cada uma das raízes musicais dos seus elementos.

Conforme explica o Agrupamento 100 de Tavira, “o Fado Tropical simboliza esta fusão, através de uma celebração de amizade pela música, encontro de harmonias, melodias e ritmos, resgatados do fundo do baú. Fado de Coimbra e de Lisboa, mornas, música de intervenção, sons da lusofonia e outros ambientes que despertam nas nossas memórias, sorrisos nostálgicos!”.

O Fado Tropical é composto por Emanuela Furtado (voz), Orlando Almeida (viola e guitarra portuguesa), Domingos Ramalho (clarinete), Ricardo Gonçalves (viola baixo) e Vasco Fialho (percursão). Como convidado especial Vitor do Carmo (guitarra portuguesa).

Alguns dos autores e temas interpretados pelo Fado Tropical: Frederico Valério/José Galhardo (Fado Malhoa, Não Sei Porque Te Foste Embora,…), José Afonso (Menino d’Oiro, Indios da Meia Praia, Saudades de Coimbra,…), Adriano Correia de Oliveira (Lira, Trova do Vento Que Passa,…), Amália Rodrigues (Rua do Capelão, Medo,…), Tony de Matos (Cartas de Amor), Carlos do Carmo (Balada da Velhinha), Rodrigo Leão (Voltar, Vida Tão Estranha), Dálva de Oliveira (Avé Maria no Morro), Tito Paris (Mornas), Manuel Alegre, José Mesquita, António Gedeão, Nelson Cavaquinho, entre outros.

O Acampamento Mundial surgiu como uma ideia do Fundador do Escutismo, Baden-Powell, após a Iª Guerra Mundial. Ele idealizou este acampamento como um encontro de amizade e perícia escutista, onde os jovens de todo o mundo poderiam conviver durante vários dias e partilhar a sua amizade pelo maior movimento de jovens do mundo.

Em 2019 o 24º Jamboree realiza-se no Campo Escola de Escuteiro na Reserva NacionalFamília Bechtel, em West Virgínia, Estados Unidos da América, sendo uma organização conjunta dos escuteiros do Canadá, México e América, que contará com mais de 40 mil escuteiros de todo o mundo.

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, é uma associação criada em 1923 cuja finalidade é a educação integral de crianças e jovens de ambos os géneros, com base no voluntariado adulto, que conta com mais de 73 mil associados a nível nacional e mais de 40 milhões em todo o mundo. Desta forma, o CNE é uma associação sem fins lucrativos e de utilidade publica reconhecida pelo Governo Português.

Facebook Comments

Comentários no Facebook