Faro: deputado Luís Graça esclarece alunos da Escola Pinheiro e Rosa sobre...

Faro: deputado Luís Graça esclarece alunos da Escola Pinheiro e Rosa sobre aquecimento global [com fotogaleria]

449
PARTILHE

O deputado socialista Luís Graça respondeu às questões dos jovens do Ensino Secundário que participam no projecto do Parlamento dos Jovens, cujo tema este ano é as alterações climáticas e a criação de medidas para reverter o aquecimento global.

Os estudantes foram recebidos pelo director da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Helder Carrasqueira, e tomaram conhecimento da dinâmica daquela instituição através dos seus cursos e das suas atividades no país e no estrangeiro.

Francisco Soares, director do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, felicitou estes jovens pela sua dedicação a uma causa nobre, mas sobretudo pelo exercício de cidadania ativa demonstrado.

Custódio Moreno, director do Instituto Português do Desporto e Juventude, fez um discurso entusiástico sobre o associativismo e a capacidade mobilizadora dos jovens. O IPDJ, parceiro do Parlamento dos Jovens, tem monitorizado este projecto desde o início, acompanhado a sua evolução. Saudou os jovens desta escola por terem tido a força para mobilizar cerca de meia centena de alunos capazes de criar dezoito medidas originais de combate ao aquecimento global.

No corrente ano lectivo foram seis as listas de alunos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, que propuseram medidas inovadoras para que se possa reverter o aquecimento global.

Sofia Solayman, Ionela Pisten, Pedro Galego, Bruno Correia, Isabel Costa e Alexandra Guerreiro foram os representantes dos 60 alunos que assumiram a defesa do planeta como uma responsabilidade colectiva.

O investimento em painéis fotovoltaicos, no transporte ferroviário, a criação de eco-quarteirões, a reutilização de matérias recicláveis para a construção civil, o combate ao desperdício de roupa, a substituição da iluminação tradicional por iluminação por LED’s, incentivos à reciclagem, a criação de um cartão verde para ciclistas ou a assunção de papel reciclado para os manuais escolares foram algumas das medidas a que o deputado Luís Graça fez questão de responder. Evidenciou algumas das medidas que o Governo já tem em curso, como o investimento nos painéis fotovoltaicos e no transporte ferroviário e tomou boa nota de todas as outras propostas.

Depois da sessão, os alunos mostraram-se satisfeitos pelo facto de um deputado da Assembleia da República ter comentado uma a uma as suas propostas, realçando o seu valor.

“O planeta precisa da tua ajuda” lembrou o vídeo concebido pela turma do 2º ano de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, reforçando a vontade dos alunos lutarem por esta causa.

O encontro contou com a produção do Curso de Organização de Eventos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa.

Facebook Comments

Comentários no Facebook