HPZ: Empresa pioneira na utilização de viaturas eléctricas

HPZ: Empresa pioneira na utilização de viaturas eléctricas

555
PARTILHE
Zacarias Neto, director da HPZ, pensa no futuro dotar a empresa com viaturas eléctricas (Foto: Stefanie Palma / Postal D.R)

Já pensou como seria utilizar uma viatura eléctrica? O POSTAL quis descobrir.

A HPZ, fundada em 2000, é uma empresa 100% virada para a oferta de soluções profissionais na área de cópia, impressão e gestão de documentos, sendo uma referência no seu sector.

Uma das principais directrizes que a caracteriza assenta na procura constante das melhores soluções a nível tecnológico… E é neste sentido que a empresa decidiu adoptar os carros eléctricos.

A HPZ foi a primeira empresa em Tavira a utilizar carros 100% eléctricos.

A primeira viatura foi adquirida em 2015, e tem uma autonomia de 150 a 170 quilómetros. A aquisição mais recente deu-se em 2018, com a compra de uma segunda viatura eléctrica, em que a autonomia ronda os 250/350 quilómetros.

Em seguida, existiram duas empresas que lhe seguiram o exemplo, nomeadamente, a empresa métrica, relacionada com a área da arquitectura e a auto-peças Daniel Sousa, empresa direccionada para o comércio de peças e acessórios para veículos automóveis.

Zacarias Neto, director da HPZ, disse ao POSTAL: “pensamos que num futuro próximo poderemos ter toda a frota com viaturas eléctricas, assim que aumentar a autonomia”.

A HPZ tem-se destacado bastante na área de oferta de produtos de referência, oferecendo um conjunto de serviços, direccionados para as pequenas, médias e grandes empresas. Mas lamenta o fraco investimento por parte do Governo em postos de carregamento. Existem poucas áreas de carregamento rápido disponíveis no Algarve.

Fique atento às próximas edições do jornal, porque a HPZ vai adquirir em breve um terceiro carro eléctrico e a equipa do POSTAL já está convidada para testar a viatura.

CARROS ELÉCTRICOS:

Vantagens:

– Zero Emissões: Sendo um carro eléctrico, a preocupação com a emissão de poluentes não se coloca;
– Conforto de condução: o motor de um carro eléctrico é muito silencioso;
– Vantagens fiscais ao nível da dedução do IVA para empresa + isenção de tributação autónoma + zero euros de imposto de selo: os carros eléctricos estão isentos do pagamento do Imposto sobre Veículos (ISV) no momento da aquisição e também do Imposto de Circulação;
– Revisões muito baratas: não apresenta desgaste;
– Preocupação com o ambiente;
– Poupança Diária: O custo de uma carga numa tomada doméstica, para percorrer 100 quilómetros é de cerca de dois euros e meio, um preço bastante convidativo, comparativamente com os seis, sete euros dos melhores turbo-diesel.

Desvantagens:

-Preço elevado de aquisição: os preços continuam bastante elevados;
– Autonomia limitada: a autonomia de um carro eléctrico é bastante mais reduzida comparativamente com um carro a gasóleo ou gasolina;
– Poucos postos de carregamento no Algarve;
– Tempo de Carregamento: o tempo de carregamento de um carro eléctrico é bastante superior ao de um abastecimento de gasolina ou gasóleo;
– Escolha Reduzida: embora seja cada vez mais notório que as empresas estão a apostar nos veículos eléctricos, existe ainda uma escolha muito reduzida em termos de modelos de carros eléctricos;
– Durabilidade da Bateria: as baterias dos veículos eléctricos perdem capacidade com o tempo e têm uma duração expectável de cerca de dez anos.

Facebook Comments

Comentários no Facebook