INEM alerta para cuidados a ter com a atual vaga de frio

INEM alerta para cuidados a ter com a atual vaga de frio

765
PARTILHE

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias a continuação de temperaturas baixas e de vento intenso, o que poderá provocar um maior desconforto térmico. Face a estas previsões é importante recordar que quando as temperaturas estão muito baixas é fundamental que se mantenha quente e seguro! Crianças e idosos são grupos particularmente vulneráveis, mas qualquer um pode ser afetado.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) alerta, assim, para os principais problemas de saúde relacionados com o frio.

As exposições a baixas temperaturas, no interior e no exterior, podem causar riscos sérios ou letais para a saúde. Permanecer em casa pode ser uma medida adequada a várias situações, mas também aqui poderá encontrar perigos vários que importa conhecer. Muitas casas estarão frias devido à falta de energia ou pelo sistema de aquecimento não ser adequado à temperatura. Quando somos forçados a utilizar aquecedores e lareiras aumenta o risco de incêndio, bem como o de intoxicação por monóxido de carbono.

O INEM recorda que com o tempo frio aumenta também o risco de dificuldade respiratória, hipotermia ou queimaduras provocadas pelo frio.

Aliado à síndrome gripal, o tempo frio pode resultar numa maior procura dos serviços de emergência, aumentando, consequentemente, o tempo de resposta dos serviços. O INEM apela à colaboração dos cidadãos, solicitando que liguem para o Número Europeu de Emergência – 112 apenas em caso de emergência médica. Todas as situações referentes a aconselhamento têm a sua disposição o número do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, através do 808 24 24 24, o que permitirá que aos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM cheguem apenas chamadas referentes a verdadeiras emergências médicas.

O INEM recomenda ainda que se mantenha atento às recomendações das Autoridades, designadamente da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Autoridade Nacional de Proteção Civil e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Mantenha-se informado, hidratado e quente! Se ficar doente, não corra para as urgências, Ligue SNS 24 (808 24 24 24).

Nota: a informação é do INEM em: https://www.inem.pt/2019/01/11/inem-alerta-para-cuidados-a-ter-com-o-frio-4/

Facebook Comments

Comentários no Facebook