João Horta, o bombeiro que é seguido por milhares de pessoas

João Horta, o bombeiro que é seguido por milhares de pessoas

1079
PARTILHE
João Horta criou o blogue Safeplace52 há mais de nove anos (Foto: Stefanie Palma / Postal D.R)

Já pensou como seria se a sua página de internet fosse visitada diariamente por milhares de pessoas?

João Horta, bombeiro de profissão, tem-se revelado nos últimos anos um verdadeiro fenómeno da internet.

Decidiu criar um blogue, há nove anos atrás, na altura com 31 anos, quando o conteúdo partilhado se distinguia bastante daquilo que existia até ao momento.

Segundo explicou ao POSTAL, “a ideia do blogue surgiu de uma maneira muito simples. Existiam muitos blogues na altura em que eu comecei, mas estavam muito virados para mostrar aquilo que de pior se fazia nos bombeiros.
O meu objectivo principal ao manter o blogue é levar à comunidade tavirense aquilo que de melhor as forças de protecção e socorro fazem. Como se pode traduzir isto? Mostrando que as forças de segurança estão vivas e activas”.

Blogue pretende aproximar os serviços de emergência à comunidade

O blogue pretende, assim, aproximar os serviços de emergência à comunidade, dando a conhecer as várias iniciativas que estão a ser feitas, nomeadamente, ao nível do atendimento e resposta aos incêndios, incidindo também na área da prevenção e formação.

Na internet, João é conhecido como sendo o criador do Safeplace52 (lugar seguro), nome que decidiu dar à sua página, sendo o número 52 o seu número de bombeiro.

O principal intuito do blogue é informar os cidadãos sobre os vários acontecimentos que estão a ocorrer, tendo ao mesmo tempo uma vertente de cariz preventivo, onde existe a partilha de informações úteis, como por exemplo, os cuidados a ter numa vaga de frio.

Na plataforma online existe um separador lateral que contém um conjunto de dados informativos para a população algarvia, nomeadamente, o tempo de espera na urgência de Faro, informações sobre aeronaves em todo mundo, localizador de embarcações e aviação, entre outros.

A página teve um grande crescimento e visibilidade após a publicação de um texto denominado “Golas ou agueiros… Como escapar deste fenómeno mortal do mar?”. O conteúdo transmitido pretendia elucidar os cidadãos sobre o que era uma gola, um agueiro, e também de que forma era possível escapar deste fenómeno da natureza.

Esta publicação teve uma recepção muito positiva por parte dos leitores, tendo atingindo milhares de partilhas.

Até à data da publicação do referido texto o blogue tinha cerca de trezentas a quatrocentas visualizações por mês, mas após esta partilha atingiu cerca de duzentas mil visualizações.

A página onde são escritas as publicações tem uma ligação directa ao facebook, o que permite abranger uma maior quantidade de pessoas.

João Horta disponibiliza no site várias informações importantes, e salienta que tudo o que vai para o blogue tem uma fonte concisa. Em nove anos, a página já alcançou mais de seis milhões de visualizações, uma estatística fornecida pela própria Blogger.

A paixão por ajudar e informar o próximo está-lhe no sangue

A paixão por ajudar e informar o próximo está-lhe no sangue. João foi bombeiro do ano em 2012, tendo recebido o Prémio de Bombeiro de Mérito e a Medalha de Mérito de Protecção e Socorro, entregue pelo ministro da Administração Interna.

Dentro dos bombeiros desempenha funções muito variadas. Executa as actividades normais de bombeiro, e ainda é formador de combate a incêndios.

A sua função é transversal a vários níveis: socorre as pessoas na emergência médica pré-hospitalar, estando também presente ao nível dos desencarceramentos e incêndios.

João Horta explicou ao POSTAL que é formador “de incêndios urbanos e industriais, desde 2010. O objectivo é dotar os formandos, ou seja os bombeiros, sejam eles chefes, bombeiros ou recrutas de competências técnico-operacionais para que eles consigam desenvolver a missão de combater o incêndio e salvar pessoas”.

Um dos pontos que foca de forma bastante vincada é precisamente o facto de não querer associar directamente as suas publicações a fotos de acidentes, carros e pessoas, porque pretende salvaguardar os interesses dos cidadãos, e ao mesmo tempo ser claro e assertivo na transmissão de informação.

O bombeiro João Horta é um caso único no panorama nacional, destacando-se de forma muito positiva no mundo virtual.

Facebook Comments

Comentários no Facebook