Lagos, Silves e Portimão recebem Festival de Dança Contemporânea

Lagos, Silves e Portimão recebem Festival de Dança Contemporânea

426
PARTILHE
O Festival de Dança Contemporânea inclui 12 dias de programação intensiva em torno da dança contemporânea (Foto: D.R.)

O Festival de Dança Contemporânea “ENTRELAÇADOS”, que decorre de 13 a 24 de Fevereiro, regressa este ano num formato arrojado ao abranger três cidades no Algarve. Para além de Portimão, a cidade de Lagos e de Silves são os outros espaços de criação deste Festival.

Serão 12 dias de programação intensiva em torno da dança contemporânea, os quais incluem espectáculos de dança, trapézio e de teatro físico, workshops, performances de rua, exposição de fotografia e uma prova de vinhos para aquecer os dias de inverno.

É importante mencionar que este Festival integra a programação do mês de Fevereiro da Cidade Europeia do Desporto 2019.

Ao longo de quase duas semanas, Portimão, Lagos e Silves acolhem bailarinos, criadores e companhias, para celebrar a expressão artística nas suas várias vertentes e encher de movimento cada canto das cidades. Coreógrafos e intérpretes regionais e locais desfilarão ao lado de autores e artistas, nacionais e internacionais, visando uma partilha de experiências e intercâmbio cultural.

A Programação do Festival inclui um espectáculo da companhia dinamarquesa de grande mérito internacional, coreógrafos independentes, espectáculo para público escolar, mostra de solos e duetos jovens coreógrafos, performance de rua, oficinas de Dança Contemporânea, Exposição de Fotografia.

No dia 13 de Fevereiro e em duas sessões distintas, uma às 9:30h e outra às 11:00h, o Auditório do Museu de Portimão recebe o espectáculo infantil “Os Meus Monstros Marinhos” promovido pela Dancenema e dirigido a alunos do 3º e 4º ano das escolas de Portimão.

Este será um espectáculo de dança, interactivo, que tem como tema central as viagens marítimas dos portugueses, envolvendo a história, a geografia, o meio marinho e a interface terra/mar. Com a duração de 45 minutos, este projecto assegura uma perspectiva educacional de criação de novos públicos.

No dia 15 de Fevereiro, pelas 21h30, na Black Box do TEMPO, Maurícia Neves apresenta “This is not for sale e é um manifesto!”. Este novo trabalho oscila entre a performance, o concerto, a TV surrealista e o set de DJ, e surgiu a partir de um manifesto que a artista escreveu em 2013, quando assistiu à chegada da Troika a Portugal. É importante referir que esta performance é falada em inglês.

No sábado, dia 16 de Fevereiro, das 10:30h às 13:30h, a Casa das Artes recebe o Workshop “Creative Lab” de Maurícia Neves com o valor de inscrição de 20 euros. Este workshop será uma abordagem à individualidade de cada um. Um espaço e um tempo para que cada pessoa do grupo possa explorar o seu próprio movimento não necessitando de técnica ou experiência anterior.

A Junta de Freguesia de Portimão será o palco da inauguração da Exposição Fotográfica “Algarve, Dança e Arte”, uma Prova de vinhos e Performance de Rua para celebrar o movimento em pleno centro da cidade.

Em destaque ainda está o espectáculo de Dança Contemporânea “Vado”, no Museu de Portimão no dia 17 de Fevereiro, pelas 17:00h. Com coreografia de Beatriz Valentim e Pedro Sousa, esta é uma performance-concerto onde são explorados movimentos e sons sem rosto e sem identidade. A pesquisa baseia-se nos corpos fotografados, corpos com frio, corpos sem cara, corpos sozinhos e num afastamento constante das relações sociais. Esta performance é para maiores de 6 anos.

No dia 24 de Fevereiro, o Cross Arade (Ginásio e Centro de Fitness) na Avenida Guarané, recebe dois Workshops Aéreos com trapézio em tecido e ministrados pela Tiffanie Jorge e Mariana Simões. As sessões têm duração de duas horas, estão agendadas para as 15:00h, para maiores de 14 anos e para as 17:00h, dos 8 aos 13 anos.

Este espectáculo inovador e original, funde a dança contemporânea com as técnicas de trapézio aéreo atrai um vasto leque de público. O trapézio aéreo e dança aérea é uma das correntes artísticas mais inovadoras da actualidade, que atrai jovens, amantes das artes circenses, e apreciadores da nova dança.

Lagos e Silves

No dia 21 de Fevereiro, pelas 21:30h, o Teatro Mascarenhas Gregório em Silves recebe uma Mostra de Solos e Duetos por jovens coreógrafos. No dia 23 de Fevereiro, pelas 21:30h, o Centro Cultural de Lagos recebe o espectáculo inovador “A snowballs chance in hell”, da Companhia Dinamarquesa DON GNU e um Workshop de dança contemporânea pela mesma companhia, na Escola de Dança de Lagos.

O Festival organizado pela Associação Dancenema conta com os apoios dos Municípios de Portimão, de Lagos, de Silves, das Juntas de Freguesias de Portimão e de São Gonçalo de Lagos.

Conta ainda com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e das empresas Kimahera, Subnauta, Sociedade Comercial Vouga, one2seven, Calma Arquitetos, Clube Amarilis e Klassik Escola de Dança.

Para informação completa da programação deverá consultar o link:
www.dancenema.com e www.vivaportimao.pt

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook