Ópera tradicional chinesa no ano da cidade inclusiva em Lagoa

Ópera tradicional chinesa no ano da cidade inclusiva em Lagoa

517
PARTILHE
A Companhia Nacional de Ópera de Pequim continua a celebração do Ano Novo Chinês de 2019 (Foto: D.R.)

A Companhia Nacional de Ópera de Pequim vem ao Centro de Congressos do Arade mostrar as “Guerreiras da Família Yang”, sublinhando o ano da Cidade Inclusiva.

A Companhia Nacional de Ópera de Pequim continua a celebração do ano novo chinês de 2019, iniciado a 5 de Fevereiro. Para dar continuidade às festividades será feita a apresentação “d’As Guerreiras da Família Yang”, a 11 de Fevereiro, pelas 21 horas, no Centro de Congressos do Arade.

A ópera tradicional chinesa é uma forma popular de drama e de teatro musical que remonta aos primórdios da história da China. A ópera” As Guerreiras da Família Yang” é baseada numa colectânea de contos folclóricos que se centram nas aventuras bélicas da dinastia Song (960–1279) e na história das guerreiras da família Yang.

Este espetáculo conta a história das mulheres que protegeram a sua terra natal. São as generais da Família Yang que lideram o exército Song, superam uma sucessão de imprevistos, até uma feroz e poderosa batalha contra o inimigo invasor. Por fim, vitorioso o exército Song volta para casa comandado pelas mulheres guerreiras de Yang.

O Ano Novo Chinês ou a Festa da Primavera, corresponde a um dos momentos do calendário mais aguardados pela comunidade chinesa.

” Para os portugueses, algarvios e comunidades estrangeiras a viver entre nós, esta é uma oportunidade para tomar contacto com os costumes, tradições e manifestações culturais chinesas”, reforçando-se assim laços, o diálogo intercultural, e a causa “Lagoa inclusiva 2019”.

Recorde-se que em 2019 se comemora o 40º aniversário das relações diplomáticas entre a China e Portugal e o 20º aniversário da transferência da administração de Macau para a China.

O Município de Lagoa e a embaixada da China têm vindo a desenvolver, ao longo dos últimos anos, as melhores relações, com resultados bem visíveis por exemplo no “Mercado de Culturas”, uma proposta cultural que é já uma marca de Lagoa.

Os bilhetes para esta ópera estão à venda nos balcões do Convento de S. José, do Auditório Carlos do Carmo e na bilheteira online: https://ticketline.sapo.pt/evento/guerreiras-da-familia-yang-opera-de-pequim-39996

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook