Português Nuno Maulide eleito “Cientista do ano” na Áustria

Português Nuno Maulide eleito “Cientista do ano” na Áustria

753
PARTILHE
Químico português Nuno Maulide foi distinguido pelo Clube de Jornalistas de Ciência e Educação austríaco (Fotos: D.R.)

A distinção “Cientista do Ano” ao químico orgânico português Nuno Maulide foi hoje anunciada em Viena pelo Clube de Jornalistas de Ciência e Educação austríaco. Este prémio é atribuído anualmente desde 1994 aos investigadores que têm dado contributos notáveis para a ciência e para a sua divulgação junto do grande público, contribuindo para o aumento da cultura científica dos cidadãos. O “cientista do ano” é eleito pelos cerca de 150 membros da associação, que incluem os principais meios de comunicação social austríacos. É a primeira vez que um português (e um químico) recebe esta distinção.

“Foi uma surpresa e uma honra receber esta distinção, que para além do meu trabalho como cientista premeia a forma como tenho comunicado a investigação a que o meu grupo se tem dedicado aqui em Viena. A Química é um dos campos científicos menos presente nos media e será excelente que esta distinção permita falar mais sobre o tema. Há uma tendência para ver a Química como algo muito complexo, quando na verdade a minha experiência pessoal mostra precisamente o contrário. A Química é algo de tão presente no nosso dia-a-dia que é sempre surpreendente para as pessoas quão acessível e intuitiva ela pode ser”, disse Nuno Maulide. “Enquanto cientistas, é nosso dever sair das paredes dos nossos institutos e conseguir explicar o que fazemos de forma a que qualquer pessoa possa perceber e, mais ainda, gostar de ouvir e querer saber mais. A ciência é fascinante e cabe-nos a nós, investigadores, contagiarmos as pessoas com a nossa paixão e interesse.”

Nuno Maulide foi eleito “Cientista do ano” na Áustria

Nuno Maulide é professor catedrático na Universidade de Viena e professor convidado do ITQB Universidade Nova de Lisboa. Já foi vencedor de 3 bolsas do European Research Council (ERC), em 2011 (starting grant), 2016 (consolidator grant) e 2018 (proof of concept). É membro correspondente da Academia das Ciencias austríaca.

“Atribuímos o prémio “Cientista do ano” desde 1994, the “Scientist of the Year” a investigadores a trabalhar na Áustria que tenham prestado serviços excepcionais para a comunicação compreensível do seu trabalho e que tenham promovido a imagem da investigação junto do Público em geral. O Nuno Maulide é um cientista que se dedica de forma muito eficaz e empenhada na divulgação do seu trabalho, declarou Eva Stanzl, presidente do Clube de Jornalistas de Ciência e Educação Áustria.

Gabinete de comunicação ITQB/NOVA

© 2019 – Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva

Facebook Comments

Comentários no Facebook