São Brás de Alportel continua a apostar na eficiência energética

São Brás de Alportel continua a apostar na eficiência energética

244
PARTILHE
As medidas apresentadas permitem uma significativa poupança energética (Foto: D.R)

O Município de São Brás de Alportel deu mais um passo na
concretização do Plano Municipal de Eficiência Energética com a
instalação de baterias de condensação de energia num conjunto de equipamentos municipais.

As escolas EB 1 JI de São Brás de Alportel, o Jardim de Infância “Joaninhas”, o Pavilhão Municipal, o Polidesportivo, o Complexo de Piscinas Cobertas e o Cineteatro Municipal foram os equipamentos dotados com estes equipamentos, que permitem uma significativa poupança energética.

Esta medida de promoção da eficiência energética contou com um
investimento municipal na ordem dos 15 mil euros, que vai permitir uma poupança média mensal de 900 euros e um retorno de capital investido em apenas 14 meses.

As baterias de condensadores de energia fornecem aos equipamentos eléctricos a energia reactiva necessária para a manutenção do campo magnético, evitando custos elevados no consumo de energia reactiva em equipamentos de elevado
consumo.

Este é mais um investimento realizado no âmbito do Plano Municipal de Eficiência Energética que procura sempre adoptar as melhores opções tecnológicas disponíveis no mercado para promover a poupança energética dos espaços e equipamentos.

No âmbito deste plano, entre 2015 e 2017 foram substituídas pela EDP, em parceria com o Município, mais de 500 luminárias obsoletas, foram instalados redutores de fluxo energético e foi aplicada tecnologia LED nas obras municipais em espaço público e edifícios.

Esta é mais uma acção que cumpre os critérios de eficiente racionalização da energia e constitui um passo importante no desafio da qualidade ambiental e na poupança energética, ao mesmo tempo que são garantidas as condições e exigências de segurança.

Estas são medidas essenciais para que o Município de São Brás de Alportel continue a fazer face às exigências resultantes de um concelho que se pretende cada vez mais dinâmico, mais moderno e com um crescimento sustentável.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Facebook Comments

Comentários no Facebook